Critérios de avaliação precoce
As avaliações iniciais são instrumentos padronizados, utilizados para avaliar o desempenho académico dos alunos e as competências que possuem no início de um programa educativo. Estes parâmetros de referência revelam-se úteis para os professores encontrarem os pontos fortes e fracos dos alunos, mostrando assim a forma de intervir e instruir especificamente para obter melhores resultados de aprendizagem.
O principal objetivo dos critérios de referência para a avaliação precoce é dar aos professores uma visão geral das competências iniciais disponíveis dos alunos nas diferentes disciplinas. A avaliação precoce dos alunos permite aos professores adaptar os seus métodos de ensino às necessidades de cada um deles, garantindo assim o sucesso de toda a turma. Um exemplo disso é a situação em que uma avaliação comparativa resulta que um aluno desatento não tem conhecimentos de matemática simples e, nesse caso, o professor pode aplicar um apoio específico para resolver o problema.
O início da avaliação precoce dos parâmetros de referência é geralmente feito com um teste padronizado no início do processo, quer num ano de estudo, quer num programa. Os questionários, os testes padronizados ou as avaliações de diagnóstico, que são exemplos de vários tipos de instrumentos de medição que podem ser utilizados pelas escolas, são os meios através dos quais os dados sobre o desempenho dos alunos são recolhidos. Em seguida, os planeadores do currículo analisam os dados para tomar as decisões corretas sobre os processos de ensino e para se certificarem de que os métodos de ensino se adequam aos estilos de aprendizagem dos alunos.
As vantagens da utilização dos indicadores de avaliação precoce são o melhor desempenho dos alunos, a identificação precoce das lacunas de aprendizagem e o planeamento mais preciso da instrução. Através da determinação dos problemas que os alunos podem ter, os diretores das escolas podem tomar medidas rapidamente, permitindo assim que os alunos se envolvam mais nas suas actividades e, finalmente, apresentem um melhor desempenho. Por exemplo, uma escola que utilize eficazmente este indicador de referência pode observar que mais do que o habitual os seus alunos atingem o nível esperado no currículo, em comparação com os anos anteriores.
Sem dúvida que os critérios de referência para a avaliação precoce podem e devem ser modificados com o passar do tempo, de acordo com a evolução das necessidades dos alunos e as alterações das normas educativas. As escolas podem, por exemplo, alterar os seus instrumentos de avaliação para que possam corresponder mais corretamente aos ajustamentos curriculares ou para incluir novos resultados da investigação educacional. Uma vez mais, as reacções dos professores e dos alunos podem indicar onde devem ser feitos os ajustamentos necessários para que os critérios de referência continuem a ser relevantes e eficazes no progresso da aprendizagem.