EAP (Inglês para fins académicos)
O Inglês para Fins Académicos (EAP) é uma área do ensino da língua inglesa que se destina a falantes não nativos no desenvolvimento das competências linguísticas necessárias para o sucesso académico. O programa visa particularmente a leitura, a escrita, a audição e a expressão oral académicas, o que o torna vital para os alunos que estudam em universidades que utilizam o inglês como meio de ensino. O material é adequado para estudantes que pretendam prosseguir estudos em países de língua inglesa.
Normalmente, os cursos EAP concentram-se em quatro áreas importantes: leitura académica, escrita, audição e fala. Por exemplo, a escrita académica diz respeito à compreensão da estrutura de ensaios e trabalhos de investigação, e as competências auditivas visam a compreensão de palestras e debates. Estas componentes foram especificamente concebidas para ajudar os alunos a adquirirem as competências necessárias para participarem eficazmente num contexto académico.
Os programas EAP (English for Academic Purposes) são muito vantajosos para os falantes não nativos de inglês que pretendem prosseguir os seus estudos em cursos ou países com ensino em inglês. Isto aplica-se principalmente a estudantes a nível de licenciatura e pós-graduação, investigadores e profissionais cujo objetivo é aperfeiçoar o seu inglês académico. Um bom exemplo é o de um estudante que está prestes a licenciar-se e a preparar a apresentação de uma tese, que adquirirá pedras angulares nas áreas da conversação e da escrita académicas.
Enquanto os cursos de inglês geral dedicam o seu tempo e esforços inteiramente a tópicos relacionados com a comunicação quotidiana, o EAP é o oposto disso, pois é um curso que ajuda os alunos a aprender a língua e as competências de estudo necessárias que são normalmente utilizadas em contextos académicos. Por exemplo, em vez de se concentrar na língua falada num curso de inglês geral, o EAP apresenta aos alunos competências como a análise de textos académicos, a criação de argumentos e a participação em debates científicos.
O EAP centra-se não só nos formatos tradicionais, como a leitura de artigos académicos e a redação de trabalhos de investigação, mas também incorpora uma variedade de actividades centradas no aluno, como seminários e apresentações. A simulação, a técnica de simular tarefas da vida real, tem sido utilizada nas aulas de EAP através da realização de todas estas actividades, de modo a ajudar os alunos a ganhar mais competência e confiança. Para ilustrar, através de algumas visitas guiadas, os alunos trabalham em pares para lerem os rascunhos uns dos outros e darem sugestões sobre como podem melhorar os seus trabalhos, recebendo feedback dos seus pares.