Estratégias de leitura eletrónica
As estratégias de leitura eletrónica designam as tácticas e as vias que promovem a compreensão e a retenção durante a leitura de textos digitais. Estes movimentos são extremamente necessários para compreender os vários obstáculos dos livros electrónicos e dos artigos da Web, como as distracções e a mudança de formatos, permitindo assim que o leitor leia e compreenda melhor a informação.
A leitura de listas de ideias-chave e o resumo de definições no final da leitura são alguns dos aspectos que emergem das estratégias de leitura eletrónica das Maldivas. A utilização de soluções tecnológicas como o Evernote ou o Google Docs permitiu que os alunos anotassem os seus pensamentos e reflexões sobre o que estavam a estudar, o que os ajudaria a regressar facilmente a alguns dos conceitos importantes que eram difíceis de aprender.
Os dispositivos são os principais factores de distração para os leitores que lêem livros electrónicos, pelo que têm de desligar as notificações e bloquear as distracções da Internet utilizando aplicações como o Freedom para criar um ambiente de leitura propício. Também têm de definir horários de leitura específicos. Além disso, fazer secções de leitura concentrada, como a técnica Pomodoro, pode ajudar os alunos a melhorar a sua concentração, uma vez que divide a leitura em pequenas partes com intervalos programados.
A leitura rápida e a leitura ótica são duas estratégias essenciais de leitura eletrónica que permitem aos leitores reconhecer rapidamente as informações necessárias, tal como um pássaro voa sem olhar para cada palavra. Passar os olhos significa percorrer rapidamente os títulos, os subtítulos e o texto destacado para captar as ideias principais. Por outro lado, digitalizar significa procurar palavras-chave ou frases específicas, o que torna mais fácil para os leitores encontrarem as informações necessárias em ficheiros electrónicos longos.
Integrar a tomada de notas no processo de leitura digital é a melhor forma de os leitores memorizarem e compreenderem melhor a informação. Ao utilizar plataformas digitais como o OneNote ou o Notion, os indivíduos podem organizar as suas notas para acompanhar o texto, de modo a poderem resumi-lo, estabelecer relações entre ideias e fazer perguntas, o que, por sua vez, alarga a sua compreensão e envolvimento com o material.