Avaliação dinâmica
A Avaliação Dinâmica é uma abordagem de avaliação educativa proeminente, que tem mais a ver com o processo de aprendizagem e desenvolvimento do que com a medição do conhecimento num determinado momento. Existem técnicas de testes interactivos que testam o potencial do aluno, analisando o alinhamento com a melhoria após receber orientação, constituindo assim uma referência central para a forma de capacidades e necessidades do aluno.
A avaliação dinâmica centra-se no potencial e não no desempenho estático, a integração do ensino e dos testes e a abordagem de colaboração entre o avaliador e o aluno são os seus princípios básicos. Por exemplo, o professor, ao avaliar o nível de leitura de um aluno, pode dar-lhe algumas dicas, sugestões e andaimes e depois medir a eficácia com que o aluno utiliza esse apoio para melhorar o seu desempenho.
A Avaliação Dinâmica contrasta com os métodos de avaliação tradicionais, centrando-se no processo de aprendizagem em vez de se limitar a avaliar os conhecimentos de um aluno num determinado momento. Em contraste com as avaliações convencionais que resultam numa pontuação fixa baseada no que foi previamente conhecido, a Avaliação Dinâmica vê o progresso de um aluno com a ajuda do feedback, abrindo assim a porta ao seu potencial de aprendizagem. Um exemplo disto é um teste padronizado que apenas avalia a função de memória de um aluno, enquanto uma avaliação interactiva que incorpora o feedback do aluno e se ajusta de acordo com as suas respostas é muito mais abrangente.
O modelo de Avaliação Dinâmica (AD) é uma ferramenta fiável e eficaz em várias modalidades de ensino, incluindo a educação especial, a aprendizagem de línguas e a educação de infância. A título de exemplo, no ensino especial, apoia a identificação das necessidades e dos pontos fortes dos alunos, permitindo que os professores observem a forma como estes respondem ao apoio e os pontos em que têm dificuldade em lidar com ele. Isto, por sua vez, conduzirá à aplicação de técnicas adequadas que encorajarão o progresso dos alunos.
As técnicas pedagógicas para pôr em prática a Avaliação Dinâmica na sala de aula são a utilização de actividades colaborativas, feedback imediato e testes formativos que permitem aos alunos adaptarem-se com base no seu desempenho. Um exemplo é a implementação de uma sessão de leitura guiada em que os professores avaliam a compreensão dos alunos fazendo perguntas e dando sugestões que são incorporadas durante a atividade, o que permite uma avaliação e apoio em tempo real.