Inscrição dupla
A inscrição dupla é um programa em que os alunos do ensino secundário podem inscrever-se em cursos de nível universitário e receber créditos do ensino secundário e universitário ao mesmo tempo. Este programa é um fator importante para o progresso dos alunos, uma vez que podem dar um passo em frente na sua educação, experimentar os cursos de nível universitário e, possivelmente, reduzir o tempo e as despesas de estudo para obter um diploma universitário.
As vantagens de fazer parte de um programa de inscrição dupla são muitas, tais como a capacidade de obter créditos universitários antes de terminar o ensino secundário e, por conseguinte, pode encurtar o tempo necessário para concluir um curso. Os alunos também são beneficiados, uma vez que terão a oportunidade de estudar alguns cursos de nível universitário, o que os ajuda a adquirir competências de estudo associadas e uma boa preparação para futuras dificuldades académicas. Além disso, pode ser uma vantagem competitiva para a candidatura à faculdade, demonstrando o esforço e o entusiasmo.
Os programas de inscrição dupla exigem frequentemente que os candidatos tenham um desempenho académico, resultados de testes padronizados e recomendações do professor/consultor escolar. Na maioria das vezes, os programas esperam que os alunos tenham um GPA de 3,0 e podem implicar testes de colocação como fator determinante para frequentar cursos de nível universitário. Por exemplo, um aluno com uma nota muito alta em matemática pode ter o direito de fazer um curso de álgebra na faculdade.
Os custos relacionados com a matrícula dupla diferem consoante as instituições e os programas. Algumas escolas secundárias colaboram com colégios locais para oferecer aulas com custos mínimos ou gratuitos para os alunos, enquanto outras podem exigir que os alunos cubram os custos de propinas, manuais escolares ou outras taxas. É fundamental que os estudantes e os seus pais verifiquem junto do seu distrito escolar e dos respectivos colégios se existem obrigações financeiras. Por exemplo, um colégio comunitário pode oferecer cursos gratuitos aos estudantes do ensino secundário, mas uma universidade pode impor uma taxa muito pequena.
A opção de inscrição dupla pode mudar radicalmente a situação de um aluno que termina o ensino secundário, permitindo-lhe obter os créditos que contariam tanto para um diploma do ensino secundário como para um diploma universitário. Os estudantes devem colaborar eficazmente com os seus orientadores académicos para se certificarem de que os cursos universitários que frequentam cumprem as normas de graduação do ensino secundário. Por exemplo, um aluno pode frequentar uma aula de composição em inglês que, por um lado, resolve as suas necessidades de inglês do liceu e, por outro, serve como curso universitário.