Drama na educação
O Drama-in-Education é um método de ensino baseado na interação que utiliza meios e técnicas de aprendizagem dramáticos para além dos tradicionais. Desenvolve a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração dos alunos, facilitando o seu processo de aprendizagem através de actividades divertidas e interessantes.
Também é possível ver os efeitos do teatro na sua aprendizagem devido ao facto de a dramatização, a improvisação e o desempenho serem as formas de os alunos se envolverem ativamente com o material. Um exemplo disso é o facto de uma aula de história da Segunda Guerra Mundial poder ser transformada numa peça de teatro em que os alunos vêem os acontecimentos da história a partir dos seus próprios ângulos, o que os ajuda a compreender e a recordar muito melhor a matéria.
Ao participarem em várias actividades de teatro, os alunos podem cultivar um conjunto diversificado de competências, como a comunicação, o trabalho em equipa, a empatia e a resolução de problemas. As actuações em equipa que são realizadas de forma colaborativa invocam o trabalho de equipa e a negociação, enquanto os jogos de improvisação ajudam a desenvolver o pensamento rápido e a flexibilidade. Para ilustrar, um aluno pode adquirir a capacidade de articular os seus pensamentos de forma eficaz enquanto colabora com outros alunos para criar uma peça de teatro coerente.<br>
Sem dúvida, o teatro na educação é um dos métodos mais eficazes de ensinar competências sócio-emocionais, uma vez que dá aos alunos a oportunidade de explorar os seus sentimentos e relações interpessoais num ambiente seguro. Por exemplo, nas actividades de perceção de personagens, os alunos têm a oportunidade de compreender a mentalidade dos outros, o que, por sua vez, gera empatia e QI emocional. Например, с помощью актеров, играющих жертву и обидчика, мы "разбираем" также, как себя чувствуют действующие. Os alunos são, naturalmente, livres de descobrir as consequências e de partilhar as suas ideias.
A sala de aula pode utilizar várias técnicas de dramatização, tais como tableaux (cenas congeladas), papel na parede (desenhar os atributos de uma personagem) e hot-seating (entrevistar uma personagem). Estas técnicas reforçam o pensamento criativo e crítico. Uma ilustração disto é uma aula de literatura em que os alunos podem criar um quadro para representar um momento crucial de um romance, promovendo assim a discussão e a análise profunda do texto.