Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Prática distribuída

Prática distribuída

A prática distribuída ou repetição espaçada é uma abordagem de aprendizagem baseada na distribuição das sessões de estudo ao longo do tempo, em vez de fazer tudo de uma só vez. A base desta abordagem é o facto de o cérebro ser capaz de consolidar a aprendizagem entre sessões, tornando-a mais eficaz do que fazer tudo de uma vez, que é a prática em massa.

Quais são as principais vantagens da prática distribuída?

As principais vantagens da prática distribuída são as seguintes: melhor retenção, maior eficiência na aprendizagem e melhor aplicação do conteúdo aprendido. As evidências sugerem que, para a distribuição periódica das sessões de estudo, a força da formação e da recordação da memória é superior ao efeito do estudo exaustivo. De facto, um aluno que pratica uma disciplina durante uma hora por dia ao longo da semana memoriza mais conteúdos do que outro que estuda o mesmo conteúdo durante sete horas de uma só vez.

Como é que a prática distribuída afecta a eficiência da aprendizagem?

Quando a aprendizagem é distribuída em vez de massificada, é provável que a hipótese cognitiva geral seja verdadeira. Este método de aprendizagem permite que os discípulos revejam o material ao longo do tempo. Assim, esta iteração levará a que o aluno tenha um processamento cognitivo mais profundo. Para além disso, a retenção da informação é ainda mais conseguida e a carga cognitiva durante as sessões de estudo é reduzida, o que, por sua vez, ajuda os estudantes a compreender e, também, a receber melhor os conceitos. Por exemplo, uma pessoa que estuda uma língua pode dedicar-se a aprender palavras de uso quotidiano durante 15 minutos em vez de as praticar durante três horas de uma só vez, e esta prática alternada ajudará a obter uma melhor aquisição da língua.

A prática distribuída pode ser aplicada a todos os tipos de aprendizagem?

Certamente, a prática distribuída é uma abordagem de aprendizagem versátil que pode ser incorporada em diferentes áreas, como estudos, competências e treino físico. É também uma excelente forma de lidar com tarefas de memória, como tocar um instrumento musical, em que os exercícios consistentes no tempo conduzem geralmente à aquisição de competências, ou num domínio complexo como a matemática, em que as teorias são cumulativas. Por exemplo, um aluno pode praticar problemas de matemática durante alguns minutos, durante vários dias numa semana, em vez de o fazer de uma só vez pouco antes do teste.

Quais são algumas estratégias para implementar a prática distribuída?

A prática distribuída pode ser implementada fazendo com que os alunos definam datas específicas para sessões de estudo regulares, com intervalos espaçados entre elas, utilizando flashcards ao longo de vários dias e criando lembretes específicos para rever o material periodicamente. Uma óptima maneira de criar um ritmo constante é criar um calendário de estudo que indique tópicos específicos a serem abordados em dias separados. Além disso, a incorporação de uma série de actividades de prática diferentes, como a mistura de assuntos ou tipos de problemas diferentes, pode aumentar significativamente a eficiência da prática distribuída.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now