Disposições para a aprendizagem
As disposições de aprendizagem referem-se às mentalidades, aos valores e aos padrões de pensamento das pessoas que afectam a forma como estas abordam a aprendizagem. A promoção da aprendizagem ao longo da vida através do incentivo ativo à curiosidade, à resiliência e à tendência para aceitar novas ideias. São muito importantes para criar uma atmosfera de aprendizagem positiva e também ajudam as pessoas a tornarem-se aprendentes ao longo da vida.
Quatro caraterísticas principais da aprendizagem envolvem a curiosidade, a motivação, a resiliência e uma mentalidade de crescimento. O caso de um aluno curioso é um exemplo prático de um aluno que procura novas informações e faz perguntas, enquanto um aluno resistente é alguém que ultrapassa problemas e dificuldades no processo, encarando-os como oportunidades de crescimento e não como obstáculos.
Os professores podem implementar atitudes positivas através de um ambiente amistoso e de corrida, sendo exemplarmente positivos e dando-lhes a possibilidade de tomarem decisões sobre a sua aprendizagem. Por exemplo, o seu envolvimento na aprendizagem baseada em projectos dá aos alunos a oportunidade de trabalharem nos seus próprios projectos e de desenvolverem um sentido de controlo sobre a sua educação, o que pode melhorar a sua auto-motivação.
As vontades de aprender são as principais disposições de aprendizagem, uma vez que são o principal fator de empenhamento dos alunos na superação das dificuldades e no seu progresso pessoal e profissional. Um aluno com uma mentalidade de crescimento, por exemplo, está muito mais interessado no desenvolvimento e na aprendizagem global que o levará a adaptar-se a novos contextos e a melhorar as suas competências ao longo da vida.
Para ser honesto, as disposições de aprendizagem podem ser avaliadas não apenas através de alguns, mas de muitos métodos, incluindo auto-reflexões, avaliações pelos pares e observações. Por exemplo, o professor utiliza a rubrica que é usada para avaliar o empenhamento de um aluno, a persistência na resolução de problemas e um fundador colaborativo para dar ao aluno uma visão das suas modalidades de aprendizagem e das formas de desenvolvimento.