Aprendizagem à descoberta
A aprendizagem pela descoberta é o método de ensino que se centra na resolução de problemas e na exploração do aluno como figura central que descobre factos e relações por si próprio. A estratégia promove o pensamento crítico e apoia a iniciativa dos alunos no processo de aprendizagem, o que, por sua vez, contribui para que tenham uma experiência mais significativa e envolvente.
Os principais princípios da Aprendizagem pela Descoberta são a independência do aluno, a participação ativa e a investigação. Os alunos têm a oportunidade de perseguir os seus interesses, fazer inquéritos e recolher dados por si próprios e, muitas vezes, é suposto fazerem-no através de acções como o projeto que lida com o problema no mundo real. Para ilustrar, em vez de serem simplesmente explicados os princípios da ciência, uma aula de ciências pode incluir a realização de experiências pelos alunos para os descobrirem por si próprios.
A Aprendizagem pela Descoberta é, de certa forma, uma mutação do ensino tradicional, em que a responsabilidade já não é orientada para o professor, mas sim para a exploração orientada para o aluno. Na configuração clássica das aulas, os professores são os principais oradores que oferecem a lição com palestras, no entanto, a Aprendizagem pela Descoberta é, na sua maioria, o programa em que os alunos participam e beneficiam da descoberta das tarefas atribuídas. A título de exemplo, numa aula de história, em vez de um professor fazer uma apresentação com uma cronologia, os alunos podem pesquisar e desenhar as suas próprias cronologias de acordo com os acontecimentos históricos que desejarem.
As vantagens da Aprendizagem pela Descoberta para os alunos são a maior retenção de informação, a melhoria das suas capacidades de resolução de problemas e o aumento da sua motivação. Quando os alunos desempenham um papel ativo no processo de aprendizagem, tendem a lembrar-se melhor das coisas que estudaram e a utilizá-las em várias situações. Por exemplo, uma aula de matemática que utilize puzzles e situações da vida real pode permitir que os alunos compreendam melhor o conceito do que o método de aprendizagem tradicional em que o memorizam de cor.
Lidar com questões como os diferentes níveis de preparação dos alunos, a necessidade de recursos abundantes e a dificuldade em avaliar o progresso dos alunos são alguns dos obstáculos que os educadores encontram. Alguns alunos podem ter dificuldade em lidar com o aspeto não restritivo da Aprendizagem pela Descoberta. Podem necessitar de orientação adicional a este respeito. Além disso, é imperativo que os professores criem uma sala de aula em que as tarefas exploratórias estejam apenas ao lado dos objectivos de aprendizagem, o que pode ser difícil de conseguir. Por exemplo, um professor pode ter de definir orientações claras relativamente a um projeto, de modo a garantir que os alunos se concentrem e atinjam os resultados de aprendizagem definidos.