Portfólios digitais
Um portefólio digital refere-se a uma plataforma online que os indivíduos utilizam como coleção do seu trabalho e demonstração das suas competências, experiências e realizações. Vale a pena mencionar a sua importância, uma vez que é o meio através do qual as pessoas - especificamente, os candidatos a emprego - podem descrever as suas capacidades num formato profissional e apelativo para atrair a atenção de possíveis empregadores, clientes ou instituições de ensino.
Os portefólios digitais são normalmente constituídos pelos seguintes componentes: introdução pessoal ou biografia, uma apresentação dos projectos ou amostras de trabalho, um currículo ou CV, testemunhos ou referências e informações de contacto. Por exemplo, um designer gráfico pode adicionar maquetas de design, uma ligação para o seu blogue de design, juntamente com o feedback dos clientes para testemunhar as suas competências e experiência.
Uma carteira digital é suscetível de aumentar as suas hipóteses de ser contratado, uma vez que o ajuda a exibir visualmente as suas capacidades e criatividade que são necessárias para um determinado trabalho e que não são dadas pelos outros candidatos na admissão competitiva. Quer dizer, pode ser o caso de uma pessoa que queira tornar-se um programador Web e acrescentar ligações a sítios Web que tenha criado, juntamente com exemplos de codificação e informações sobre o tratamento de projectos, pode torná-lo mais atraente para os empregadores que procuram pessoas com essas competências.
Existem várias plataformas que podem ser utilizadas para criar portefólios digitais, como o Wix, o WordPress, o Behance e o Squarespace. Todas elas têm opções de modelos personalizados e interfaces fáceis de utilizar, o que permite aos utilizadores criar portefólios de aspeto profissional com conhecimentos técnicos limitados. Por exemplo, um fotógrafo profissional pode implementar o Squarespace para pré-visualizar o seu impressionante portefólio com fotografias de qualidade superior, entre outros.
A atualização regular de uma carteira digital após a conclusão de novos projectos ou a aprendizagem de novas competências é a melhor forma de o fazer. Assim, deve ser atualizado para refletir com precisão os talentos e as experiências do indivíduo. Por exemplo, um programador de software deve inserir no seu portefólio a nova aplicação lançada ou o projeto importante concluído com êxito para se promover e atrair potenciais clientes ou empregados.