Curadoria de currículos digitais
A curadoria de currículos digitais envolve as tarefas de seleção, organização e administração de recursos educativos digitais com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem. Para os professores, é muito importante adaptar o seu ensino e garantir que todos os alunos recebem apenas materiais de qualidade e adequados que satisfaçam uma vasta gama de necessidades educativas.
A curadoria do currículo digital não só oferece a vantagem de permitir que os alunos utilizem diferentes tipos de recursos educativos, como também permite que os professores adaptem o currículo de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Além disso, a utilização de materiais interactivos numa sala de aula traz o elemento da diversão, que é um dos factores que aumentam o empenho dos alunos. Considere-se o caso de um tutor que reúne muitos recursos multimédia, como artigos, vídeos e podcasts, sobre um determinado tema científico, para atender às preferências e interesses dos diferentes alunos.
Graças a um processo passo a passo que inclui a escolha dos objectivos de aprendizagem, a avaliação da relevância dos recursos, o agrupamento dos mesmos de acordo com o seu tipo e a manutenção da coleção actualizada com a ajuda do feedback e dos novos recursos, os educadores também poderão indicar recursos curriculares digitais. O Google Drive, o Padlet ou mesmo plataformas de curadoria como o Wakelet desempenham um papel vital neste processo, fornecendo aos educadores uma plataforma para organizar e partilhar os seus conteúdos curados.
A importância da tecnologia na curadoria do currículo digital destaca-se na medida em que fornece os meios e as plataformas que facilitam a logística da recolha, armazenamento e partilha de recursos. Por exemplo, os Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) podem incluir os conteúdos curados nos materiais do curso para que os alunos possam aceder-lhes facilmente e, ao mesmo tempo, o professor pode solicitar aos alunos que partilhem os recursos com eles.
A curadoria de currículos digitais é a ferramenta para promover o ensino diferenciado, em que os professores poderão conceber vários percursos de aprendizagem para as necessidades, interesses e capacidades de cada aluno. Neste caso, um professor pode selecionar livros com níveis de leitura distintos, juntamente com imagens e actividades práticas, por exemplo, para dar resposta à preferência dos alunos por materiais adequados ao seu estilo de aprendizagem, juntamente com métodos de ensino tradicionais.