Cidadania digital
O termo cidadania digital é utilizado para descrever a utilização responsável e ética da tecnologia e as capacidades e comportamentos que permitem a um indivíduo sobreviver no mundo digital. É uma ferramenta fundamental para introduzir a comunicação sobre o respeito, a proteção dos dados pessoais e a promoção da literacia digital numa sociedade em constante expansão e aproximação.
Os elementos fundamentais da cidadania digital incluem a literacia digital, a segurança na Internet, a comunicação digital e a utilização ética da tecnologia. A literacia digital consiste no conhecimento de como encontrar, avaliar e criar conteúdos digitais. Por outro lado, a segurança em linha tem a ver com o facto de as pessoas deverem excluir informações pessoais e detetar sítios em linha de risco, e a comunicação digital significa que as pessoas devem falar com cortesia em locais digitais. Entretanto, a utilização ética tem a ver com o conhecimento das leis de direitos de autor e dos efeitos das acções digitais.
A incorporação das aulas sobre cibersegurança, utilização correta das redes sociais e avaliação dos recursos em linha no currículo ajudará os professores a transmitir a cidadania digital aos alunos. Por exemplo, os professores podem organizar workshops para ajudar os alunos a reconhecer a desinformação ou criar projectos que exijam que os alunos trabalhem em conjunto em linha, seguindo as normas de comunicação. Além disso, a integração de debates sobre as propriedades das pegadas digitais que são permanentes seria uma forma de ajudar os alunos a compreender as repercussões das suas acções no futuro.
A forma como os pais podem exercer a cidadania digital é mostrando um comportamento positivo em linha, regulando a utilização de dispositivos multimédia e participando no diálogo sobre a experiência em linha. Os pais podem ser uma força motriz das competências de pensamento crítico dos seus filhos, que estão expostos a todos os tipos de meios de comunicação e querem saber cada vez mais sobre eles. Por exemplo, os pais podem falar sobre as opções de privacidade disponíveis nos sítios de redes sociais e sobre como é essencial não partilhar artigos privados com leitores desconhecidos.
A cidadania digital é essencial para os alunos, uma vez que os prepara para atravessar o mundo digital de uma forma segura e responsável, com as competências necessárias. Centrando-se na tecnologia tanto para estudar como para se relacionar com os amigos, o conhecimento da cidadania digital não só os ajuda a ignorar o ciberbullying e a privacidade dos alunos, como também os torna consumidores digitais com mais informação. A competência em cidadania digital, por exemplo, é o principal fator de prevenção da criminalidade: os alunos que a possuem não se envolvem em fraudes em linha nem apresentam comportamentos nocivos em linha.