Avaliação diferenciada
A avaliação diferenciada é uma estratégia de ensino que requer a modificação dos métodos de avaliação para se adequar às diferentes necessidades, estilos de aprendizagem e capacidades dos alunos. Este método é muito importante para que todos os alunos sejam capazes de dominar a matéria e as competências com sucesso, o que conduz à equidade no desempenho académico.
A diferenciação da avaliação tem múltiplas vantagens, como a melhoria do envolvimento dos alunos, a melhoria dos resultados de aprendizagem e a medição exacta da compreensão dos alunos. Os professores podem estimular a motivação dos alunos, que, por exemplo, podem ter dificuldades com as avaliações tradicionais, abordando as suas preferências de aprendizagem distintas. Por exemplo, um aluno que seja bom em apresentações verbais pode ser autorizado a mostrar o seu desempenho através de um discurso em vez de um trabalho.
Os professores podem utilizar diferentes formatos de avaliação para implementar uma avaliação diferenciada, que inclui projectos, questionários, portefólios e auto-avaliações. Para além disso, podem alterar a dificuldade das tarefas ou fornecer recursos alternativos de acordo com o nível de preparação dos alunos. Por exemplo, um professor pode dar aos alunos materiais de leitura avançados e oferecer textos mais guiados aos que precisam de apoio adicional.
O fornecimento de feedback é fundamental na avaliação diferenciada porque é o principal meio de informar os alunos sobre as suas áreas fortes e fracas. Um feedback construtivo, específico e dado atempadamente permite que os alunos alterem o seu trabalho e se coloquem no caminho certo para uma aprendizagem adequada. Por exemplo, um professor pode dar um feedback personalizado sobre um projeto realizado por um aluno, apreciando tanto as caraterísticas imaginativas como as falhas que podem ser melhoradas.
O método tradicional dos testes normalizados consiste em aplicar a regra do tamanho único, mas também é possível incluir alguns aspectos de avaliação diferenciada. Por exemplo, a disponibilização de medidas como tempo adicional ou a utilização de formatos alternativos permite fazer adaptações. Os professores podem também apresentar aos alunos diferentes formas de aprendizagem através de um ensino diferenciado antes dos testes, assegurando assim que todos os alunos possuem as competências necessárias para poderem efetuar as avaliações. Por exemplo, a realização de testes práticos concebidos para diferentes estilos de aprendizagem pode ajudar os alunos a sentirem-se menos ansiosos e, consequentemente, a terem um melhor desempenho.