Investigação baseada na conceção
A investigação baseada na conceção (DBR) é uma metodologia de investigação iterativa que tem por objetivo desenvolver e estudar ambientes de aprendizagem através da conceção e implementação de intervenções educativas. A investigação baseada na conceção (DBR) é uma metodologia de investigação iterativa que visa desenvolver e estudar ambientes de aprendizagem através da conceção e implementação de intervenções educativas.
O aspeto mais importante a ter em conta sobre a investigação baseada na conceção é que se trata de um processo iterativo. Os ciclos contínuos de conceção, implementação, avaliação e aperfeiçoamento das intervenções educativas são a sua estrutura. Normalmente, envolve a colaboração entre investigadores e profissionais e a tónica principal é colocada na resolução de problemas do mundo real. Além disso, tem como objetivo a obtenção de conhecimentos teóricos e de soluções práticas. Para ilustrar, uma equipa pode conceber um novo currículo, pô-lo em prática nas salas de aula, recolher dados sobre a sua eficácia e, finalmente, aperfeiçoar o currículo com a ajuda dos resultados.
Em comparação com a investigação educativa tradicional, que normalmente dá ênfase ao teste de hipóteses num ambiente regulamentado, a investigação baseada na conceção é mais adaptativa e depende do contexto. O método é predefinido pela aplicação da teoria científica em contextos reais de sala de aula e permite aos investigadores modificar os seus planos de acordo com o feedback que recebem e as observações que fazem. Por exemplo, em vez de analisar variáveis singulares na investigação tradicional, a DBR está interessada nos aspectos interligados do ambiente educativo, como a forma como os alunos estão envolvidos e as percepções dos professores.
A criação de ambientes de aprendizagem melhorados pela tecnologia é um dos exemplos de sucesso da investigação baseada na conceção, por exemplo, a utilização de simulações virtuais no ensino das ciências. Um exemplo proeminente é o "Projeto Curricular de Biologia", que integrou o desenvolvimento de módulos de aprendizagem interactivos, a avaliação do seu efeito na compreensão dos alunos e a revisão dos materiais com base no desempenho e no feedback dos alunos. Ao seguir este processo cíclico como mecanismo, os módulos puderam ser abordados e diferenciados, o que resultou num aumento dos rendimentos da aprendizagem e, por sua vez, num currículo de excelência.
As questões da Investigação Baseada na Conceção envolvem a natureza intrincada da organização da cooperação entre investigadores e educadores, a exigência de flexibilização na conceção e a complexidade de tornar os resultados aplicáveis fora de contextos específicos. Para além disso, o formato circular da DBR causa, por vezes, o problema da obediência a calendários e referências de investigação padrão. Por exemplo, uma determinada investigação pode exigir várias rondas de experimentação e melhoramento, prolongando assim o tempo do estudo; no entanto, isto resultaria em produtos mais duradouros e originais.