Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Feedback descritivo

Feedback descritivo

O feedback descritivo é um tipo preciso de feedback que é pormenorizado e dá aos alunos as informações necessárias sobre o seu desempenho, indicando tanto os pontos fortes como as áreas que necessitam de ser melhoradas. Isto é crucial para os alunos, uma vez que os incita a analisar profundamente o conteúdo e a desenvolver continuamente as suas competências e conhecimentos.

Quais são os principais componentes do feedback descritivo?

O feedback descritivo baseia-se em críticas específicas, claras e construtivas. Ao serem específicos, os alunos podem saber exatamente quais as partes do seu trabalho que foram eficazes ou ineficazes; entretanto, a clareza torna o feedback fácil de compreender. Em vez de dar apenas o específico, o professor concentra-se menos nos defeitos individuais, mas toma a direção e dá a possibilidade prática de melhorar. A crítica construtiva incentiva a melhoria, concentrando-se em passos específicos e acionáveis, em vez de apenas apontar os erros.

Em que é que o feedback descritivo difere do feedback avaliativo?

Por outro lado, o feedback avaliativo é o tipo de feedback que atribui uma nota ou um ponto sem dar demasiadas explicações. Por exemplo, em vez de dizer assim ("Bom trabalho"), o feedback descritivo pode utilizar a especificação do que foi bom, por exemplo ("O seu argumento foi bem estruturado e apoiado por provas, o que o tornou convincente").

De que forma é que o feedback descritivo pode melhorar a aprendizagem?

O feedback descritivo é o tipo de feedback que transforma a autorreflexão numa ferramenta valiosa para a aprendizagem. É a forma de feedback que se baseia na independência dos alunos como um dos factores que contribuem para o desempenho escolar. Além disso, os alunos podem identificar os seus pontos fortes e fracos, o que os pode orientar sobre os aspectos a praticar. A prática pode consistir em o aluno receber um comentário como, por exemplo, "A tua utilização de exemplos foi forte, mas deves melhorar a tua análise ligando-os ao argumento principal". Neste caso, o aluno recebe uma orientação específica sobre onde concentrar a sua energia.

O feedback descritivo pode ser utilizado em vários contextos educativos?

Sem dúvida que o feedback descritivo é adaptável e pode ser aplicado em muitos contextos educativos, desde as salas de aula do ensino básico e secundário, às salas de aula de educação e até ao desenvolvimento profissional. Por exemplo, numa aula de matemática, um professor pode dizer: "Resolveu a equação com sucesso, mas não se esqueça de escrever todos os passos para facilitar a compreensão dos seus leitores", o que é relevante para várias disciplinas e situações.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now