Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Continuum Dependência-Independência

Continuum Dependência-Independência

O Continuum Dependência-Independência é uma ferramenta de classificação de pessoas ou sistemas, que se baseia no grau de dependência de factores externos em relação à autonomia. O desenvolvimento pessoal, a dinâmica de equipa e o comportamento organizacional tornam-se mais fáceis de entender quando se compreende plenamente o significado do continuum, que é o oposto da dependência dos outros e é a capacidade de se autogovernar.

O que é que o Continuum Dependência-Independência significa no desenvolvimento pessoal?

O Continuum de Dependência-Independência, no desenvolvimento pessoal, é a medida do caminho que uma pessoa percorre desde a dependência da aprovação ou ajuda do exterior até à autossuficiência e certeza. Por exemplo, a pessoa que, no início, atribui todas as decisões aos amigos, pode, com o tempo, começar a confiar na sua própria intuição e a escolher apenas a si própria, demonstrando a viagem de crescimento que fez ao longo do continuum.

Como é que o Continuum Dependência-Independência se aplica à dinâmica da equipa?

No domínio da dinâmica das equipas, o continuum Dependência-Independência representa a interação e a colaboração dos membros da equipa. O elevado nível de dependência pode denotar subdesenvolvimento ou, na maioria dos casos, uma maior dependência de um líder, enquanto a elevada independência é um vento que possivelmente promove a criatividade e a responsabilidade. Uma equipa equilibrada típica é aquela que é constituída por membros que podem trabalhar em conjunto, ao mesmo tempo que iniciam e assumem a responsabilidade pelo seu trabalho.

O Continuum Dependência-Independência pode mudar ao longo do tempo?

O continuum Dependência-Independência pode, de facto, variar ao longo do tempo, tal como acontece com os indivíduos e as entidades através da experiência, da educação e da aquisição de competências. Por exemplo, tomemos o exemplo de um novo funcionário que tem de começar por depender muito do seu superior para obter orientação, mas que gradualmente adquire as competências e a confiança necessárias para ser capaz de aprender de forma independente. Assim, podem mover-se ao longo do continuum.

Quais são alguns exemplos práticos do Continuum Dependência-Independência no comportamento organizacional?

A continuidade Dependência-Independência no comportamento organizacional pode ser claramente observada na forma como as equipas gerem as tarefas. Para ilustrar, uma equipa com um elevado nível de dependência tem provavelmente de pedir autorização à administração antes de poder começar a tomar medidas, enquanto uma equipa independente pode ser a única a aperceber-se dos problemas e ser a primeira a apresentar as possíveis soluções sem sequer pedir autorização. A transição para a auto-dependência resulta, normalmente, num aumento da produtividade e da criatividade da organização.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now