Feedback atrasado
O feedback tardio é o termo utilizado para descrever o desfasamento entre o desempenho e os resultados/avaliação desse desempenho. A sua importância reside no facto de poder afetar os resultados da aprendizagem, a motivação e o desempenho e, por conseguinte, ser o instrumento de reflexão e de mudança antes da receção de qualquer forma de feedback negativo ou positivo.
De facto, o atraso no feedback pode ter um impacto negativo no processo de aprendizagem do aluno, através do estabelecimento de confusão ou do desalinhamento entre expectativas e resultados. Tomando como exemplo um estudante que entrega um trabalho e recebe feedback semanas mais tarde, esse estudante pode ver-se incapaz de tirar partido das sugestões em trabalhos futuros, uma vez que o contexto pode ter mudado. Por outro lado, pode permitir que os alunos reflictam e avaliem o seu trabalho antes de receberem um contributo externo.
De acordo com os resultados do inquérito, a melhor medida que os gestores podem tomar para estimular a motivação e o envolvimento dos seus empregados é dar-lhes um feedback rápido sobre o seu desempenho. Isto porque um empregado que, por exemplo, tem avaliações de desempenho anuais, muito provavelmente não modificará as suas acções espontaneamente, pelo que as hipóteses de melhorar já passaram. Em suma, parece ser verdade que o atraso nos processos de feedback dá aos trabalhadores tempo suficiente para fazerem uma análise exaustiva dos seus trabalhos e procederem às correcções necessárias antes das avaliações oficiais.
Um fator importante para o tratamento adequado do feedback tardio é a estipulação de prazos e expectativas distintos sobre o envio do feedback. A adição de check-ins intermédios ou a utilização de ferramentas de autoavaliação são formas maravilhosas de manter os empregados empenhados e de fazer progressos. Em contextos baseados em projectos, por exemplo, as equipas podem organizar regularmente reuniões para partilharem as questões e os conhecimentos uns com os outros, mesmo antes de o feedback formal ser dado.
Definitivamente, uma forma de feedback que é adiada pode ser aproveitada de forma positiva, como quando é abordada como uma oportunidade de autorreflexão e auto-aperfeiçoamento. Por exemplo, quando uma pessoa envia o seu trabalho para revisão, pode passar o tempo de espera a avaliar o seu desempenho e a descobrir o que precisa de melhorar. No entanto, este tipo de abordagem pode ser a principal razão para receber feedback de forma mais eficaz, uma vez que uma pessoa pode ter um receio prévio de dar os seus pontos fracos e fortes.