Definição de perguntas essenciais
As perguntas básicas são perguntas gerais que levam os alunos a refletir e a debater conceitos e ideias. São uma parte importante da formação de um espírito crítico, uma vez que ajudam os alunos a compreender melhor um determinado tópico e a relacioná-lo com situações da vida real.
As perguntas essenciais são, regra geral, abertas, estimulantes e tendem a suscitar interesse e a promover a investigação. Muitas vezes, direcionam a atenção para as questões e ideias fundamentais da área temática específica, exigindo que os alunos se envolvam em debates e pensamento crítico. Por exemplo, uma das questões essenciais da aula de História poderia ser: "De que forma é que os acontecimentos históricos influenciam a nossa identidade atual?
O principal significado das perguntas essenciais é que não só aprofundam a compreensão, como também actuam como facilitadores de experiências de aprendizagem significativas. Estas perguntas inspiram e motivam os alunos a irem além da simples aprendizagem, cultivando várias competências como a análise, a síntese e a avaliação. Por exemplo, numa aula de ciências, a pergunta "Qual é o papel da biodiversidade na saúde do ecossistema?" conduzirá a debates mais interactivos e a uma compreensão mais clara do conceito ecológico.
A construção de perguntas essenciais poderosas pelos professores tem de ser relevante para o currículo, alinhar-se com os objectivos de aprendizagemV e estar aberta a múltiplas interpretações. É útil formular perguntas que estejam relacionadas com os interesses dos alunos ou com acontecimentos actuais. Por exemplo, a pergunta "Que responsabilidades temos para com as gerações futuras no que respeita à gestão ambiental?" dá ao aluno a possibilidade de trabalhar as relações pessoais e o empenhamento crítico.
Sim, as perguntas essenciais são tão versáteis que podem e devem ser utilizadas em todos os tipos de disciplinas, uma vez que foram concebidas para serem universais. Promovem ligações entre diferentes domínios e incentivam uma compreensão holística do assunto em causa. Por exemplo, uma pergunta como "Na nossa sociedade, qual é o termo sinónimo de justiça?" pode ser investigada em muitas áreas, como estudos sociais, literatura e ética, ajudando assim os alunos a analisar a ideia de vários ângulos.