Instrução orientada para o debate
A Instrução Orientada para o Debate é um método de ensino que envolve a adição de debates estruturados à experiência de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em termos de pensamento crítico, competências de comunicação e um conhecimento mais profundo da matéria. É um método que leva os alunos a lidar com diversos pontos de vista e, assim, desenvolver o seu pensamento crítico e aprender em conjunto de forma colaborativa.
O Ensino Orientado para o Debate consiste principalmente em identificar um tema específico, atribuir papéis ou posições aos alunos, oferecer tempo de pesquisa e organizar o próprio debate. Por exemplo, numa aula de história sobre direitos civis, os alunos podem ser divididos em apoiantes e detractores de uma determinada política, pelo que devem procurar a informação relevante e apresentar os seus argumentos de forma adequada.
As vantagens da Instrução Orientada para o Debate para os alunos são a promoção das suas capacidades de pensamento crítico, de falar em público e de argumentação. Permite-lhes também aprender a considerar várias perspectivas, o que é uma competência vital para a empatia e para a compreensão de questões sociais complexas. Veja-se, por exemplo, o debate entre alunos sobre as políticas relativas às alterações climáticas, em que analisam tanto os dados científicos como as implicações económicas.
A Aprendizagem Baseada em Debates é também um método que pode ser utilizado em muitas disciplinas diferentes, por exemplo, pode ser aplicado em estudos sociais, ciências, literatura e ética. Está mais positivamente associada aos dilemas morais, às discussões políticas ou às questões controversas que estão associadas a esses tópicos. Assim, por exemplo, numa aula de literatura, os alunos podem debater os argumentos a favor e contra as motivações de uma personagem num romance, o que os ajuda a compreender melhor os temas e o desenvolvimento das personagens.
Os professores podem incorporar a Instrução Orientada para o Debate, começando pela apresentação do tópico e certificando-se de que os alunos compreendem o formato do debate. Devem oferecer materiais para pesquisa e ajudar os alunos no processo de argumentação. Após o debate, a realização de uma sessão de reflexão permite que os alunos expressem os seus pensamentos sobre o que aprenderam e como as suas perspectivas podem ter sido alteradas, alargando assim a experiência da sua aprendizagem.