Integração curricular
A integração curricular é um método de ensino que reúne diferentes disciplinas e domínios e oferece aos alunos a oportunidade de relacionar as suas aprendizagens de diferentes áreas. Ilustra a importância do conhecimento mais alargado em diferentes contextos, bem como o reforço do pensamento crítico e das capacidades de raciocínio.
A integração de disciplinas no currículo é uma das melhores práticas que traz as virtudes que oferece, como a involução dos alunos, o aumento da retenção de conhecimentos e o crescimento das capacidades de pensamento crítico. Imaginando a ciência e as artes num projeto de proteção ambiental, por exemplo, os alunos são mais propensos a observar a ligação entre estas disciplinas e a aprender ambas a um nível mais elevado.
Uma das formas como os professores podem utilizar a integração curricular é através da conceção de projectos interdisciplinares relacionados com questões ou temas do mundo real. Por exemplo, um projeto sobre alterações climáticas pode abranger a matemática (análise de dados), a geografia (avaliação do impacto) e as artes da linguagem (redação de ensaios persuasivos), dando assim aos alunos a oportunidade de investigar o tema através de diferentes perspectivas e disciplinas.
As dificuldades que os professores podem enfrentar são, por exemplo, a escassez de recursos, a diferença de normas curriculares e a colaboração entre os professores de diferentes disciplinas. Um exemplo é quando os professores têm de organizar os seus horários para o ensino em equipa, ou quando têm de trabalhar em conjunto, os projectos conjuntos podem ser difíceis, o que implica uma comunicação e um planeamento claros para garantir que tudo corre bem.
Sim, a integração curricular pode ser configurada para ambientes de testes padronizados, alinhando as aulas integradas com os objectivos dos testes. Por exemplo, as aulas integradas podem basear-se em competências como a análise e a aplicação, que são normalmente o foco dos testes estandardizados, assegurando assim que os alunos cumprem os padrões de referência educativos enquanto experimentam um processo de aprendizagem mais coeso.