Compactação do currículo
A compactação do currículo é um método para dedicar e, em última análise, oferecer o conteúdo do curso e as cargas de trabalho para os alunos com capacidades avançadas e colmatar as lacunas nos seus conhecimentos e competências. Este método permite que os alunos sobredotados sigam o seu próprio ritmo e, ao mesmo tempo, garante que estão a ser desafiados e envolvidos.
A compactação do currículo é caracterizada por algumas etapas que são essenciais para esse processo. Para começar, os professores avaliam os conhecimentos e competências actuais dos seus alunos com a ajuda de pré-testes ou avaliações. A sua decisão sobre as matérias a compactar ou omitir é tomada com base nos resultados dessas avaliações. Assim, os alunos são autorizados a saltar partes de material que já dominam. A título de exemplo, um professor pode dar autorização a um aluno que revele um bom domínio de uma unidade de matemática para avançar para tópicos de nível superior, saltando essa unidade em particular.
A compactação do currículo refere-se a um método que oferece muitas vantagens aos alunos, especialmente aos alunos sobredotados e avançados. É uma ferramenta para evitar o tédio e o desinteresse através de desafios contínuos para estes alunos. Além disso, também pode ser uma fonte de amor pela aprendizagem, porque os alunos têm a oportunidade de examinar um determinado assunto de forma extensiva. Por exemplo, um aluno que seja particularmente proficiente em ciências poderia condensar o seu currículo para ter tempo adicional para projectos de investigação independentes.
O primeiro passo para os professores implementarem a compactação do currículo é identificar o conjunto de requisitos dos seus alunos que recolhem das avaliações regulares. Os professores devem então conceber um currículo flexível que lhes permita diferenciar, por exemplo, podem organizar actividades de enriquecimento para alunos avançados. A formação de equipas com outros professores e a participação em acções de formação contínua são outras formas de os professores melhorarem os seus conhecimentos e competências em matéria de estratégias de compactação. Por exemplo, o professor pode criar um módulo de aprendizagem baseado em projectos para os alunos compactados, centrado nos seus interesses e pontos fortes.
A compactação curricular pode ser uma estratégia em que os professores se deparam com inúmeros desafios, como a oposição dos pais ou dos diretores das escolas que não têm conhecimentos suficientes sobre o método. Além disso, pode haver obstáculos organizacionais, como a revisão dos planos de aula e das estratégias de avaliação, numa tentativa de atender aos alunos compactados que possam necessitar de apoio. Os professores devem também observar as normas de todos os alunos de forma proactiva, bem como conceder aos alunos compactados o apoio necessário. Uma comunicação fácil de compreender e um planeamento de acções podem ser de grande ajuda, independentemente dos constrangimentos.