Pedagogia culturalmente relevante
O PRC é uma filosofia de ensino que dá poder aos alunos e se baseia na inclusão das suas referências culturais no ambiente de aprendizagem. Centra-se principalmente no sucesso académico, na competência cultural e na consciência crítica, o que significa que os alunos são capazes de estar com as suas identidades culturais enquanto estão na aula. Ao mesmo tempo, serão capazes de mostrar respeito e compreensão para com os seus colegas de outras culturas.
Os princípios essenciais da Pedagogia Culturalmente Relevante consistem em integrar os antecedentes culturais dos alunos no currículo, promover expectativas académicas elevadas e incentivar o pensamento crítico sobre questões sociais. Por exemplo, um professor pode aplicar obras literárias escritas por uma série de autores, que se relacionam com as culturas dos alunos, para facilitar debates centrados em experiências pessoais relacionadas com contextos sociais gerais.
A Pedagogia Culturalmente Relevante é vantajosa para os alunos, uma vez que melhora efetivamente o seu empenho e motivação, pois observam a representação das suas identidades e experiências de vida nas suas aulas. Este método pode também estar associado a melhores resultados académicos e à saúde social e emocional das crianças, uma vez que estas se sentem consideradas e compreendidas. Por exemplo, uma sala de aula que organiza eventos multiculturais honra diferentes grupos sociais e cria pertença e comunidade entre alunos de diversas origens.
Os educadores devem assumir a liderança na aplicação da Pedagogia Culturalmente Relevante através de esforços proactivos para conhecer os contextos culturais dos seus alunos e, assim, modificar as suas técnicas pedagógicas. Este método inclui a improvisação de metodologias de ensino que abracem a diversidade, estabelecendo ligações com os alunos e motivando a expressão dos alunos. Por exemplo, um professor pode dar aos alunos a oportunidade de falarem sobre as suas crenças culturais durante os debates na aula, alargando assim a experiência de aprendizagem para todos.
A Pedagogia Culturalmente Relevante é um caso exemplar no que diz respeito à aplicação prática, em que uma aula de história conta com o contributo de grupos marginalizados. O professor pode, por exemplo, abordar uma situação da história vendo-a através da lente dos povos indígenas ou das comunidades de imigrantes. Este seria o ponto de partida para discutir a análise dos alunos sobre a influência de certos acontecimentos em diversas expressões culturais. Para além do aumento do conhecimento histórico, este método de ensino também fomenta a capacidade de empatia e tolerância para com a diversidade entre os alunos.