Abordagens inter-curriculares
As estratégias transcurriculares implicam a utilização de diferentes disciplinas para enriquecer a experiência de aprendizagem, mostrando a interdependência dos conhecimentos. Através desta abordagem, os alunos podem desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, uma vez que lhes é permitido utilizar os princípios de diferentes domínios em situações da vida real.
A integração de várias disciplinas em projectos transcurriculares aumenta os conhecimentos dos alunos, demonstrando a inter-relação entre as disciplinas. Tal como um projeto de arte e ciência em que um aluno cria um modelo do sistema solar, esta tarefa permite que os alunos estudem os princípios científicos enquanto utilizam a sua criatividade. Esta forma de aprendizagem pode, por sua vez, levar a uma maior retenção de conhecimentos, a um maior empenhamento dos alunos e a um maior grau de transferência de conhecimentos para novas situações.
Os professores podem implementar abordagens transcurriculares procurando temas ou projectos partilhados que englobem mais do que uma disciplina. Por exemplo, uma unidade sobre ecossistemas poderia abranger a biologia (o estudo dos organismos), a geografia (habitats) e a arte (representações). Além disso, a planificação conjunta de professores de diferentes disciplinas pode contribuir para a coerência e o alinhamento dos objectivos entre as disciplinas.
As dificuldades que a utilização de métodos transcurriculares enfrenta incluem a possível inconsistência nas normas curriculares das diferentes disciplinas, a falta de tempo para o planeamento e a necessidade de desenvolvimento profissional dos professores. Além disso, a avaliação pode ser complicada, uma vez que os métodos tradicionais podem não avaliar adequadamente as competências interdisciplinares.</br>As avaliações integradas e a colaboração constante dos professores podem ser consideradas como soluções.</br>
Um dos projectos transcurriculares de sucesso é a iniciativa "História através da arte", em que os alunos estudam um período histórico como o Renascimento e criam obras de arte inspiradas no mesmo. O projeto não só combina história, arte e pensamento crítico, como também permite que os alunos manifestem a sua imaginação e cultura através do processo criativo. Este tipo de projectos, para além de fomentar a compreensão, também contribui para o lado divertido da aprendizagem e torna-a mais duradoura.