Aconselhamento nas escolas
Um conselheiro numa escola é um serviço que se destina a dar apoio profissional aos alunos nas suas questões emocionais, sociais e académicas. A sua importância reside em proporcionar um espaço seguro para as crianças crescerem, discutindo questões como a ansiedade, o bullying e as pressões académicas.
Os conselheiros escolares têm muitas responsabilidades, tais como aconselhamento individual, sessões de grupo e gestão de crises. Também se envolvem na orientação académica dos alunos, ajudam-nos a adquirir competências sociais e trabalham em colaboração com professores e pais para criar um ambiente de aprendizagem positivo. Por exemplo, um conselheiro pode organizar uma formação em gestão do stress para os alunos que estão prestes a fazer o exame.
O gabinete de aconselhamento da escola é o local habitual onde os alunos procuram aconselhamento. Podem marcar uma consulta neste gabinete ou obter ajuda diretamente de um conselheiro. Um grande número de escolas dispõe de um sistema de encaminhamento, através do qual os professores ou os pais podem recomendar os alunos para consultarem o conselheiro, de acordo com os problemas detectados. Além disso, algumas instituições disponibilizam formulários em linha, que podem ser preenchidos anonimamente, para os alunos que pretendam apoio psicológico, mas que não se sintam à vontade para um contacto direto.
Os conselheiros escolares lidam com vários problemas, como a pressão académica, problemas de saúde mental como a depressão e a ansiedade, o bullying e questões familiares. Também ajudam os alunos no processo de transição, por exemplo, na mudança de escola ou na preparação para a formatura. Por exemplo, um conselheiro pode colaborar com um aluno com dificuldades devido à ansiedade para encontrar tácticas diferentes e fornecer-lhe ligações para outros recursos de apoio.
O aconselhamento escolar não só desempenha um papel fundamental, como também tem um impacto visivelmente positivo na saúde mental, no desempenho académico e nas competências sociais dos alunos. As investigações provaram que os alunos que recebem os serviços de aconselhamento estão mais envolvidos na escola, apresentam níveis mais baixos de ansiedade e criam relações mais adequadas. Por exemplo, uma escola que conduzia um programa de aconselhamento observou uma diminuição significativa das acções disciplinares e um aumento da assiduidade dos alunos.