Resolução cooperativa de problemas
A Resolução Cooperativa de Problemas é um esforço conjunto que inclui duas ou mais pessoas que colaboram na procura de uma boa solução comum para um problema sofrido por ambas. Este método centra-se na comunicação, na empatia e na cooperação, pelo que é essencial para a resolução de conflitos e para a promoção de relações positivas nos vários contextos, como o trabalho, a comunidade e a escola.
As principais fases da resolução cooperativa de problemas incluem o reconhecimento do problema, a recolha de dados relevantes, o debate de ideias sobre possíveis soluções, a avaliação das opções disponíveis e a determinação da solução ideal para execução em consenso com todos os indivíduos. Uma boa ilustração disto é uma equipa num ambiente de escritório que inicia uma discussão sobre os problemas que estão a ter para cumprir o prazo de um projeto e, em seguida, pensam em conjunto em alternativas como reatribuir as tarefas a diferentes membros da equipa para que os prazos sejam cumpridos.
A resolução cooperativa de problemas caracteriza-se pelo trabalho de equipa e pelo processo de obtenção de soluções aceitáveis para todos, enquanto a resolução competitiva de problemas é sobretudo um jogo de ganha-perde, em que o lucro de uma parte é obtido à custa da outra. Por exemplo, nas discussões, um método cooperativo pode ser a tentativa de encontrar um meio-termo que represente vantagens para ambas as partes, como taxas de preço ajustáveis, enquanto um estilo competitivo pode necessitar de negociações rigorosas para chegar a um contrato mais favorável para uma parte através da perda da outra parte.
As barreiras que ocorrem frequentemente são falhas de comunicação, ausência de confiança mútua entre os intervenientes, diferenças de prioridades e desacordo emocional. Por exemplo, quando os membros da equipa retêm as suas preocupações ou ideias por receio de críticas, o grupo acaba por não conseguir chegar a uma decisão comum, o que leva a que os problemas fiquem por resolver e o moral diminua.
A resolução cooperativa de problemas pode ser utilizada de forma eficaz em diferentes situações, tais como as equipas de um local de trabalho que resolvem os litígios de um projeto, as famílias que conversam sobre as tarefas domésticas ou os grupos comunitários que resolvem os problemas locais. Desta forma, uma associação de moradores pode utilizá-la para resolver questões de segurança de forma conjunta, mas respeitando ao mesmo tempo as diferentes necessidades de cada um dos residentes.