Jogos cooperativos
Os jogos cooperativos são um sector distinto da teoria dos jogos em que os jogadores unem forças e trabalham para atingir objectivos comuns em vez de lutarem uns contra os outros. Estes tipos de jogos concentram-se na ideia de colaboração, estratégia e benefício mútuo, constituindo assim a ferramenta básica para o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e de comunicação.
"Pandemic", em que os jogadores unem forças para impedir a propagação de doenças, e "Forbidden Island", em que só conseguem completar a sua missão recuperando os tesouros do habitat de uma ilha que se está a afundar, são algumas das ilustrações mais populares de jogos cooperativos. Além disso, jogos de vídeo como "Overcooked" e "Left 4 Dead" são semelhantes a este, porque exigem que os jogadores trabalhem em conjunto e gerem os seus movimentos para ganhar o jogo.
Os jogos cooperativos centram-se nos jogadores que trabalham em conjunto para atingir um objetivo comum, enquanto os jogos competitivos colocam os jogadores uns contra os outros para descobrir quem é o vencedor. Por exemplo, num jogo competitivo como o "Xadrez", o objetivo é fazer xeque-mate ao rei do adversário, ao contrário de um jogo cooperativo como o "Ghost Stories", em que os jogadores têm de se unir para defender uma aldeia de ameaças sobrenaturais.
Através dos jogos de cooperação, os indivíduos podem não só adquirir competências, mas também partilhá-las através destas actividades. Por exemplo, ao jogar os jogos de tabuleiro "Escape Room", os jogadores têm de falar sobre as pistas e criar um plano em conjunto, melhorando assim a capacidade de trabalhar em equipa sob pressão.
De facto, os estabelecimentos de ensino utilizam frequentemente jogos de cooperação para incutir nos alunos o espírito de trabalho em equipa e o pensamento analítico. Os jogos que requerem cooperação, como o "Jogo Cooperativo", ou os que se baseiam numa equipa, como a "Aprendizagem Baseada em Projectos", ajudam os alunos a trabalhar em conjunto num projeto, abrindo assim caminho à formação de uma comunidade e melhorando a sua experiência de aprendizagem.