Aprendizagem contextual
O método de ensino por correspondência é uma abordagem educativa que associa o material a ser ensinado a situações e experiências do mundo real. Este método enfatiza a aprendizagem, localizando o paradigma do conhecimento entre os meios de aplicação, que TODOS imaginam manter.
A aprendizagem dentro de um contexto específico está a acumular os seus benefícios, tais como o aumento da disciplina dos alunos, a sua paixão pelo estudo e a aquisição da capacidade de pensamento analítico. Um exemplo prático: quando os alunos têm de elaborar o orçamento de um projeto, compreendem melhor as operações matemáticas do que os princípios monetários, pelo que se deparam com situações da vida real na equação, tornando assim a aprendizagem da matéria mais excitante e simples.
O método de aprendizagem contextual pode ser aplicado pelos professores através da integração de situações e actividades do mundo real para a resolução de problemas nas suas aulas. Isto pode ser feito através da aprendizagem baseada em projectos, excursões no terreno ou utilizando o método do caso para explicar noções. Para ilustrar, um professor de ciências pode, por exemplo, guiar os alunos num passeio pela natureza para examinar os ecossistemas, de modo a que possam observar e decifrar os conceitos no seu contexto natural.
A presença da tecnologia na aprendizagem contextual é considerável, uma vez que dá aos alunos a oportunidade de terem experiência e trabalharem com diferentes recursos e ferramentas que podem aumentar o processo de aprendizagem. A título de exemplo, a utilização de simulações de realidade virtual pode colocar os alunos numa situação mágica de fazer parte de acontecimentos históricos ou de fenómenos científicos, permitindo-lhes assim brincar com o material, o que não é possível com os métodos tradicionais. A abordagem da interatividade é vantajosa para os alunos, que começam a olhar para a teoria de uma forma mais prática e aplicada.
Sem dúvida, a aprendizagem contextual pode ser facilmente integrada no ensino em linha se os recursos multimédia, as simulações interactivas e os projectos de colaboração estiverem relacionados com questões do mundo real. Por exemplo, um curso em linha sobre ciências ambientais pode incorporar visitas de estudo virtuais a diferentes ecossistemas, de forma a que os alunos vejam os problemas ambientais congénitos, utilizem os seus conhecimentos para os resolver e, assim, tornem o processo de aprendizagem mais interessante e rico.