Técnicas de conferência
As técnicas de conferência envolvem muitas formas e opções que podem ser utilizadas numa variedade de aspectos para organizar e realizar uma reunião com diferentes pessoas, quer fisicamente quer online. A organização dos diferentes pontos desta técnica é a chave para obter uma compreensão clara dos participantes, mantendo-os envolvidos e tornando-os produtivos. Estes aspectos da comunicação permitem, em última análise, tomar decisões mais sensatas e resolver melhor os problemas existentes.
As reuniões virtuais consideradas eficientes correspondem à implementação de técnicas de conferência eficazes e à utilização de ferramentas de videoconferência como o Zoom ou o Microsoft Teams, ao estabelecimento de uma ligação estável à Internet e à partilha de ecrã para a divulgação de informações. Outra necessidade é a elaboração de agendas definidas e a promoção do envolvimento através da utilização de recursos interactivos, como sondagens ou salas de discussão, para manter a atenção dos participantes durante toda a reunião.
O envolvimento em reuniões presenciais pode ser melhorado através da incorporação de actividades como sessões de brainstorming, debates em mesas redondas ou apresentações interactivas. Além disso, a aplicação de regras e a apresentação de auxílios visuais, como um quadro branco ou diapositivos, podem ser uma boa forma de manter o controlo e incentivar a contribuição de todos os participantes.
Nos métodos de conferência actuais, a tecnologia é muito essencial, uma vez que ajuda a uma comunicação eficaz e ao trabalho em equipa em diferentes áreas geográficas. Por exemplo, com a utilização de software de videoconferência, plataformas de colaboração e ferramentas de edição de documentos em tempo real, as equipas podem ter mais do que conversas unidireccionais e reuniões dinâmicas, facilitando o debate de ideias ou o trabalho em conjunto, onde quer que estejam.
O tato e a escuta ativa são importantes quando se lida com conflitos numa chamada em conferência. O primeiro passo é reconhecer os diferentes pontos de vista e motivar todos os envolvidos a falarem sobre os seus sentimentos. Pode utilizar competências de resolução de conflitos como, por exemplo, parafrasear as preocupações, descobrir interesses mútuos e sugerir alternativas para conduzir a discussão a um final positivo. Por favor, não altere o formulário para preencher outros sinais de pontuação.