Currículo baseado em conceitos
Um currículo baseado em conceitos é um quadro de ensino que dá maior importância à compreensão de conceitos e princípios fundamentais do que à memorização de números e factos. É uma forma de promover o pensamento crítico e uma aprendizagem mais profunda através da ligação de diferentes disciplinas num tema mais vasto, de modo a que a educação dos alunos se torne mais relevante e interessante.
Um currículo baseado em conceitos tem as seguintes vantagens: ajuda os alunos a pensar de forma crítica, aumenta a taxa de retenção de conhecimentos e faz com que os alunos se envolvam mais no processo de aprendizagem. A concentração nas ideias centrais da área temática promove a relação dos alunos com diferentes áreas e a utilização do que aprenderam num contexto prático. Por exemplo, uma unidade de sustentabilidade pode reunir ciências, estudos sociais e matemática, dando assim aos alunos a oportunidade de compreenderem a relação entre estas disciplinas.
А O currículo baseado em conceitos é um currículo que dá prioridade ao estudo e à aplicação do conceito em detrimento da memorização do facto, o que constitui a principal diferença em relação aos currículos tradicionais. Os currículos tradicionais fornecem maioritariamente um tipo separado de competências e conhecimentos, enquanto as abordagens baseadas em conceitos incentivam os alunos a descobrir as ligações entre diferentes disciplinas. Por exemplo, em vez de se limitarem a aprender as datas dos acontecimentos históricos, os alunos podem procurar as causas e os efeitos desses acontecimentos para compreenderem o seu contexto mais alargado.
Um professor num currículo baseado em conceitos é o único que utiliza este método. Isto deve-se ao facto de as suas funções serem mais de facilitadores e guias que ajudam os alunos a explorar e a ligar conceitos e não apenas a fornecer informações. Concebem experiências de aprendizagem em que a investigação, a colaboração e a análise crítica são as principais actividades. Por exemplo, um professor pode ser o líder de um projeto em que os alunos investigam as consequências das alterações climáticas nos ecossistemas locais, encorajando-os assim a utilizar os conhecimentos da ciência, da geografia e da ética para obter uma compreensão holística.
Um exemplo do contexto de uma abordagem concetual baseada no currículo é o termo "mudança". A análise do conceito em si é uma unidade em que os alunos aprendem sobre a mudança à medida que observam o seu aparecimento em muitas áreas diferentes, como os ecossistemas naturais, os acontecimentos históricos e o crescimento pessoal. A sugestão de que esta unidade seja realizada de forma interdisciplinar permite que os alunos olhem para a mudança a partir de diferentes pontos de vista, o que os ajuda a obter uma compreensão muito mais profunda das implicações da mudança, tanto no que diz respeito à natureza como à sociedade.