Input compreensível
O Comprehensible Input é uma teoria sobre a aquisição de línguas que sublinha a necessidade de fornecer aos alunos um input linguístico que esteja um pouco acima do seu nível de proficiência atual, o que é normalmente designado por "i+1". Este método é muito importante, pois ajuda os alunos a compreender e a aprender novo vocabulário e gramática em contexto, sendo a linguagem natural a principal forma de o fazer.
A teoria "i+1" afirma que os aprendentes devem receber o input linguístico que está um pouco além da sua compreensão atual da língua. Isto ajuda-os a alargar as suas capacidades linguísticas sem sentirem demasiada pressão. Um caso demonstrativo é o seguinte: se um aprendente sabe compreender apenas frases básicas, seria mais vantajoso expô-lo a frases ligeiramente mais complexas para que possa dar o primeiro passo na aprendizagem de novas regras linguísticas.
As ajudas visuais, os gestos e as pistas contextuais são as principais formas de os professores tornarem a língua compreensível através do Comprehensible Input. Por exemplo, um professor mostra as imagens ou utiliza as acções ligadas às palavras com referência a essa palavra enquanto explica esse vocabulário. Assim, os alunos podem compreender no contexto, mesmo que não saibam o significado de algumas palavras da frase.
A interação é necessária para a aprendizagem de input compreensível, uma vez que permite aos alunos discutir e chegar a uma conclusão sobre o significado de uma determinada frase e obter uma resposta imediata. Envolver-se em diálogos, que oferecem aos alunos a oportunidade de inquirir e retificar dúvidas, é a principal estratégia para tornar a sua compreensão forte e a estrutura da língua utilizada de uma nova forma, através de um contexto de apoio.
Totalmente! O Comprehensible Input tem um papel valioso na vida quotidiana através do acesso a meios de comunicação como filmes, podcasts e livros, de acordo com o nível do aluno. Por exemplo, um filme infantil em língua estrangeira, que é facilmente compreendido, hilariante e educativo, é um canal útil de input linguístico através do qual se pode aprender vocabulário e estruturas gramaticais quase involuntariamente.