Notações com código de cores
Os sistemas visuais são notações codificadas por cores que utilizam cores para transmitir informações, categorizar dados, ou num gráfico, ou num texto. Este método melhora a complexidade do material, tornando-o mais legível e compreensível, o que facilita o trabalho.
As vantagens mais notáveis da codificação por cores das anotações são, de longe, o aumento da transparência, a melhoria da memória de retenção quando se aprende visualmente e a aceleração do processamento de dados. Por exemplo, um exemplo de gestão de projectos é a utilização de cores diferentes para o estado das tarefas (por exemplo, vermelho para atrasadas, verde para concluídas), o que demonstra como os membros da equipa podem olhar apenas uma vez e compreender o estado de todo o projeto num relance.
As anotações com código de cores são um bom método de anotação a utilizar no ensino para distinguir entre conceitos-chave, exemplos e perguntas. Um aluno pode, por exemplo, utilizar o azul para as definições, o amarelo para as datas importantes e o cor-de-rosa para as perguntas, o que ajuda a organizar os materiais de estudo e aumenta a eficácia da revisão.
A utilização de cores que sejam facilmente identificáveis e neutras para diferentes culturas é uma das regras a seguir numa codificação de cores eficaz para evitar qualquer confusão. Por exemplo, a utilização do vermelho para indicar alarmes ou avisos é uma norma amplamente aceite em muitas culturas, enquanto as cores, os tons de azul podem sugerir calma ou confiança. É também importante ter em conta a acessibilidade dos daltónicos, evitando, por exemplo, pares de cores, como o verde e o vermelho, que algumas pessoas podem ter dificuldade em distinguir.
De facto, o código de cores é uma notação excelente que é amplamente utilizada no mundo das aplicações digitais, como as ferramentas de gestão de projectos e a programação informática. Por exemplo, uma ferramenta de gestão de projectos pode ter tarefas codificadas a verde, amarelo e vermelho para simbolizar diferentes níveis de conclusão, como concluído, em curso e atrasado, facilitando assim a visualização direta da informação.