Coaching e Mentoring
O coaching e o mentoring referem-se a processos de desenvolvimento em que os indivíduos mais velhos passam por orientação, apoio e feedback com a ajuda dos menos experientes. São práticas essenciais para a melhoria do crescimento pessoal e profissional, das competências, da confiança e da progressão na carreira.
O coaching é frequentemente uma colaboração breve que se concentra em capacidades ou objectivos específicos e é normalmente conduzida por um coach especializado, enquanto a mentoria é uma parceria a longo prazo que se centra no desenvolvimento pessoal e profissional global, envolvendo normalmente um mentor numa área semelhante. Para ilustrar, um coach pode ajudar um colaborador a desenvolver as suas capacidades de apresentação para um projeto que se aproxima, enquanto um mentor pode orientar o mesmo colaborador em relação a percursos de carreira e oportunidades de trabalho em rede.
Através dos programas de orientação e mentoria, a organização consegue desenvolver significativamente o desempenho dos funcionários, aumentar a sua satisfação no trabalho e, consequentemente, melhorar as taxas de retenção. Cultivar um ambiente de apoio e aprendizagem tem sido a forma através da qual as organizações podem desenvolver os seus líderes de dentro para fora, como mostra o exemplo da Google, que atribui uma grande quantidade de recursos a programas de mentoria para manter o seu talento e inventividade.
Um formador ou guia eficaz precisa de ter capacidades de expressão assertivas, bem como ser uma pessoa capaz de mostrar simpatia pelos outros e ser capaz de oferecer críticas construtivas. Para além destes pontos de referência, deve também ter a experiência relacionada e um verdadeiro interesse no desenvolvimento do mentorando. Por exemplo, um mentor na área da tecnologia deve ter experiência no domínio da tecnologia e a capacidade de se relacionar com os problemas com que o mentorando lida.
Na procura de um guia ou mentor adequado, as pessoas podem, em primeiro lugar, definir os seus objectivos precisos e as capacidades que pretendem melhorar. Existem várias opções para estabelecer contacto com potenciais mentores ou coaches através da utilização de plataformas online como o LinkedIn, em organizações profissionais ou em eventos de networking. Por exemplo, um recém-licenciado que queira crescer na área do marketing pode contactar as figuras mais bem sucedidas do sector no LinkedIn para pedir conselhos ou pode pedir-lhes que sejam seus mentores.