Participação baseada no clicker
A participação baseada em clickers consiste predominantemente na utilização de dispositivos electrónicos, por exemplo, vulgarmente conhecidos como clickers, para a votação do público na aula. Este método é uma ferramenta que ajuda a promover o envolvimento direto dos alunos, a receber feedback instantaneamente e a criar uma aprendizagem ativa através de várias perguntas do instrutor.
Os clickers promovem o envolvimento dos alunos através da sua capacidade de permitir que estes dêem opiniões activas nos debates e respondam discretamente a perguntas nas aulas. Por exemplo, os professores podem colocar questões de escolha múltipla e visualizar rapidamente as respostas, o que, por outro lado, incentiva todos os alunos a participarem no debate sem receio de cometerem erros.
A grande vantagem da utilização de clickers para avaliações formativas numa sala de aula é que os professores podem obter feedback direto sobre a compreensão dos alunos e alterar imediatamente a sua forma de ensinar. Por exemplo, quando a maioria dos alunos dá uma resposta errada a uma pergunta, o professor volta a insistir no assunto para que todos os objectivos de aprendizagem necessários sejam dominados antes de continuar.
Naturalmente, o potencial de falhas técnicas, o requisito máximo de que todos os alunos tenham um clicker ou um dispositivo compatível e o requisito de que os formadores elaborem as perguntas corretas são os principais desafios da utilização desta abordagem. Além disso, alguns alunos podem ter alguma relutância em participar no curso, o que pode reduzir significativamente a sua eficácia.
Os clickers podem ser utilizados com diferentes métodos de ensino, como ouvir uma palestra, uma discussão em grupo e uma sala de aula invertida, tão facilmente como a participação baseada na aprendizagem. Um exemplo seria um professor que utilizasse os clickers para recolher respostas iniciais durante uma aula e depois dividisse os alunos em grupos para discutir as suas respostas, o que, por sua vez, promove o processo de aprendizagem em colaboração.