Modelação em barro para aprendizagem
A aprendizagem através da modelagem em barro é um método educativo prático que cria um ambiente de aprendizagem com a ajuda do barro para estimular a criatividade, a motricidade fina e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Esta forma de aprendizagem tátil permite criar um modelo do pensamento, discutir problemas e demonstrar as ideias através da utilização de formas espaciais, tornando assim a aprendizagem mais interactiva e eficaz.
Trabalhar com modelos de plasticina não só desenvolve as capacidades motoras finas das crianças, como também aumenta a sua criatividade e consciência espacial. As crianças, por exemplo, aprendem a manusear a plasticina e, assim, reforçam a sua coordenação mão-olho, ao mesmo tempo que fomentam a sua imaginação criativa fazendo esculturas ou modelos que representam a sua perceção de diferentes assuntos.
Criar representações com barro pode desconstruir dificuldades e ajudar os alunos a construir um modelo físico desses conceitos. O melhor exemplo pode ser o dos alunos que estão a estudar anatomia e a modelar fisicamente os órgãos ou sistemas, o que lhes facilita a compreensão da estrutura e da função e, por conseguinte, a aprendizagem é mais eficaz.
A modelagem em barro é uma boa atividade para pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças em idade pré-escolar a adultos. As crianças em idade pré-escolar podem brincar apenas com a modelação básica, enquanto os alunos mais velhos podem fazer trabalhos mais complexos, como criar modelos 3D para estudar a explosão química ou a arte, adaptando-se assim a diferentes níveis de desenvolvimento.
O barro seco ao ar, o barro de polímero e o barro de olaria tradicional são os principais materiais para modelar barro. O barro seco ao ar é um dos preferidos nas salas de aula, uma vez que é fácil de utilizar e seca rapidamente, enquanto o barro de polímero, por outro lado, dá às crianças a oportunidade de criar projectos mais duradouros e mais detalhados. Todos os meios adoptados em diferentes faixas etárias também permitem aos alunos aprender a criatividade e a resolução de problemas.