Jogos de simulação de sala de aula
Os jogos de simulação de sala de aula são actividades animadas e caraterísticas que imitam frequentemente situações reais de aprendizagem e de convívio entre os alunos. São semelhantes aos jogos casuais e baseiam-se principalmente em interfaces gráficas para o ensino de determinadas matérias. Estes jogos digitais proporcionam uma experiência de aprendizagem visualizada do tópico e envolvem a resolução de problemas por tentativa e erro num ambiente seguro. Este estilo de aprendizagem é muitas vezes designado por jogos sérios orientados por instrutor ou aprendizagem baseada em jogos (GBL). Neles, os alunos, especialmente, embora não só, as crianças e os adolescentes, aprendem através do jogo e podem falhar e, por conseguinte, aprender. Através da participação ativa dos alunos na criação de regras de jogo e de soluções para os conflitos, a eficácia do jogo como ferramenta de ensino é melhorada. Aqui, com a ajuda do professor, os alunos descobrem por si próprios uma forma fiável de resolver o problema. Os exercícios e jogos reais são a melhor forma de estimular os alunos e de os envolver com a matéria de uma forma animada. Uma das principais caraterísticas da aprendizagem baseada em projectos que se destaca é a conceção do projeto pelos próprios alunos. Os formatos de jogo introduzem elementos novos e organizam-nos em novas premissas de trabalho, de modo a facilitar o desenvolvimento de um ambiente construtivista. Este ambiente é caracterizado não só pelas actividades dos construtores, mas também por uma atmosfera apropriada.
Os jogos de simulação em sala de aula estão na vanguarda da pragmática, com algumas vantagens. Estas podem incluir o envolvimento e o despertar do interesse dos alunos, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, bem como a aplicação de teorias em contextos pragmáticos. Por exemplo, um jogo de simulação de negócios pode ajudar o académico a perceber a dinâmica do mercado e os processos de tomada de decisão, e um jogo de role-playing em história pode aprofundar a sua compreensão dos acontecimentos históricos através da imersão no mundo real dos acontecimentos.
A incorporação de jogos de simulação na sala de aula é muito eficaz se os professores seguirem os passos necessários para cumprir os objectivos de aprendizagem, equiparem os alunos com as informações de base necessárias e fornecerem instruções e funções bem definidas. Além disso, é muito importante efetuar um balanço após a realização da simulação para facilitar a reflexão pessoal e a discussão em grupo, ajudando assim os alunos a destacar a parte relevante da sua experiência para o currículo. Por exemplo, um professor de ciências pode ilustrar o conceito de biodiversidade num ecossistema utilizando um simulador e um debate subsequente sobre questões ecológicas da vida real.
Estão disponíveis vários tipos de jogos de simulação na sala de aula, tais como jogos de representação de papéis, jogos de negócios e simulações digitais. Os alunos podem assumir papéis opostos em diferentes situações e, assim, cultivar a empatia e a compreensão através de jogos de representação de papéis. As simulações empresariais, como o "The Business Strategy Game", envolvem os alunos na concorrência do mercado, enquanto as simulações virtuais, por outro lado, como o "SimCityEDU", fornecem plataformas para aprender planeamento e gestão de uma forma interactiva.
Algumas das dificuldades que os educadores enfrentam são a falta de tempo, a falta de recursos eficazes suficientes e a diversidade dos níveis de preparação dos alunos. Uma parte dos alunos não se sente à vontade com as tarefas de simulação devido ao seu formato aberto e livre de estrutura, enquanto outros têm de ser submetidos a operações mais estruturadas. Os professores podem dar o primeiro passo, por exemplo, começando pelas simulações menos complexas mas semelhantes, ajudando os alunos com andaimes e dando-lhes o apoio necessário, para além de se certificarem de que todos os alunos podem participar no exercício de forma significativa e, desta forma, aprender com ele.