Rotinas da sala de aula
As rotinas de sala de aula são rotinas e acções específicas que formam um ambiente estruturado e metódico na sala de aula, promovendo assim a aprendizagem e o comportamento dos alunos. São fundamentais para o estabelecimento da estabilidade e consequente fornecimento da informação de que os alunos necessitam para corresponder às expectativas e aprender num ambiente adequado.
As rotinas estabelecidas na sala de aula têm mil razões para serem adoradas pelos professores, para além de terem um grande efeito na gestão da sala de aula, no envolvimento dos alunos e nos resultados da aprendizagem. A título de exemplo, ao compreenderem a forma como se processa a rotina de transição de uma tarefa para outra, os alunos têm a oportunidade de trabalhar sem perturbar os colegas e de aumentar o tempo das instruções.
As rotinas da sala de aula podem ser ensinadas eficazmente pelos professores através da comunicação clara das expectativas e da modelação dos comportamentos, juntamente com a prática das rotinas com os alunos até que estes as dominem. Por exemplo, um professor em vésperas de um novo ano letivo pode despender uma quantidade considerável de tempo a ensinar os alunos a alinharem-se em silêncio e a dar-lhes a oportunidade de fazerem esta rotina várias vezes, de modo a verificar se a compreenderam e se a estão a cumprir.
Os tipos típicos de rotinas de sala de aula incluem saudações matinais, procedimentos para levantar as mãos, sinais de transição e encerramento do dia. Por exemplo, um professor pode criar uma rotina em que os alunos têm de levantar as mãos para fazer perguntas, ajudando assim a manter a ordem e o respeito durante as conversas.
As rotinas da sala de aula podem ser ajustadas para acomodar diferentes necessidades de aprendizagem, utilizando estratégias que permitam a diferenciação. Por exemplo, um professor pode implementar horários visuais para os alunos que aprendem melhor com pistas visuais e, desta forma, certificar-se de que todos os alunos podem aderir à rotina estabelecida, independentemente dos seus estilos de aprendizagem individuais.