Formatos de debate em sala de aula
O debate na sala de aula é a forma específica de forçar os alunos a argumentar, permitindo-lhes tomar uma posição sobre diferentes questões. Os formatos de debate na sala de aula promovem o pensamento, o falar em público e os confrontos variáveis do envolvimento positivo.
Os formatos de debate mais comuns são os debates Lincoln-Douglas, Políticos e Parlamentares. Os debates Lincoln-Douglas são os mais centrados nos valores e na ética, os debates políticos incidem sobre propostas políticas específicas, enquanto os debates parlamentares são os que imitam as reuniões legislativas, são mais eficazes e promovem a troca de ideias. Todos estes formatos são bons para atingir diferentes objectivos educativos e podem ser aplicados a várias disciplinas.
O primeiro passo para os professores iniciarem um formato de debate é escolherem temas interessantes e relevantes, depois podem fornecer aos alunos recursos para pesquisarem ambos os lados e, finalmente, estabelecerem diretrizes e regras claras para o debate. Por exemplo, os professores podem ter um temporizador ... para que cada aluno tenha o mesmo tempo de intervenção, promovendo a equidade e incentivando a escuta ativa entre os colegas.
Através dos debates na sala de aula, os alunos não só aprendem várias competências, como o pensamento crítico, a capacidade de investigação, a capacidade de falar em público e a escuta ativa, como também se tornam cada vez mais competentes nas mesmas. Por exemplo, através da apresentação de argumentos e contra-argumentos, são ensinados a analisar criticamente a informação de que dispõem e a exprimir-se de forma sucinta, o que é imprescindível nos estudos e no trabalho.
A aplicação de formatos de debate em contextos educativos tem as vantagens de fomentar um ambiente de aprendizagem colaborativo, aumentar a confiança dos alunos em falar em público e normalizar o respeito por opiniões diferentes. De facto, os debates também levam os alunos a envolverem-se profundamente no conteúdo e a desenvolverem a sua capacidade de construir argumentos lógicos e persuasivos, algo que, por sua vez, ajuda os alunos nas discussões do mundo real.