Sala de aula Construção da comunidade
A criação de uma comunidade na sala de aula significa o processo de criação de ambientes de apoio e inclusão onde os alunos se sentem ligados, valorizados e envolvidos. Esta é a base para relações positivas, melhora o trabalho de equipa e cria um sentimento de pertença, que são as coisas necessárias para uma aprendizagem eficiente e para o desenvolvimento do carácter.
Algumas das melhores formas de criar uma comunidade na sala de aula são as actividades para quebrar o gelo, a realização de projectos em conjunto e o estabelecimento de regras comuns na sala de aula. Por exemplo, no início do ano letivo, os quebra-gelos seriam úteis, uma vez que proporcionam uma oportunidade para os alunos interagirem uns com os outros, embora os projectos de grupo também promovam a colaboração e a comunicação. Além disso, o envolvimento dos alunos na definição das regras da sala de aula cria um sentimento de pertença e de responsabilidade.
A promoção da inclusão é um elemento essencial na construção da comunidade da sala de aula, pois é a única forma de todos os alunos se sentirem respeitados e valorizados, independentemente das suas origens ou capacidades. A inclusividade de uma sala de aula promove a participação de todos os alunos, pelo que os debates na sala de aula serão mais interessantes e as perspectivas serão diferentes. Por exemplo, a utilização de materiais diversificados e de vários métodos de ensino pode ajudar a incluir os diferentes estilos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, ser uma ferramenta para ter em conta os novos participantes.
O feedback dos alunos, as observações da sala de aula e as avaliações socio-emocionais são as principais ferramentas que os professores podem utilizar para avaliar as suas estratégias de criação de comunidades. Os inquéritos ou check-ins realizados regularmente dão voz aos alunos sobre o estado da sala de aula, enquanto a observação das interações dá aos professores uma ideia sobre a colaboração e o apoio que existe entre os alunos. Além disso, o crescimento do acompanhamento socio-emocional pode ser um sinal do efeito da estratégia de criação de comunidade.
A voz dos alunos na sala de aula é um fator muito importante para a criação de uma comunidade, uma vez que permite que os alunos discutam as suas opiniões, partilhem as suas experiências e participem na tomada de decisões. O acima mencionado pode ser feito através de reuniões de turma em que os alunos discutem problemas e dão soluções que desenvolvem um sentimento de propriedade e lhes conferem um papel no ambiente em que aprendem. Por exemplo, dar a oportunidade aos alunos de escolherem os temas dos seus projectos ou deixá-los decidir sobre as actividades da sala de aula de acordo com as suas preferências, resultará, por sua vez, numa aprendizagem mais eficaz.