Melhoria do clima da sala de aula
A melhoria do clima da sala de aula é um termo que designa as actividades realizadas para melhorar os ambientes emocional, social e académico na sala de aula. Juntamente com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e outras formas positivas de construção de relações, torna-se uma grande ferramenta para criar espaços de aprendizagem inclusivos.
Adotar uma comunicação aberta, ter expectativas claras e promover a aprendizagem colaborativa são as principais abordagens para mudar o clima da sala de aula. Por outras palavras, os professores podem fazer com que os alunos expressem o que sentem, utilizando as ferramentas de um check-in de rotina, actividades de quebra-gelo para criar uma relação e, em seguida, criar um projeto de grupo que seja colaborativo e que, no final, dê aos alunos da turma um sentimento de pertença.
As condições ambientais na sala de aula têm uma influência crucial na determinação da qualidade do desempenho e do comportamento dos alunos, uma vez que afectam a motivação, o empenho e o desempenho académico dos alunos. Um clima acolhedor pode resultar num maior grau de participação e num menor número de problemas disciplinares, porque os alunos sentem que estão seguros e são apreciados. Uma ilustração deste facto é uma investigação que demonstra que as salas de aula com ambientes de apoio, como as práticas inclusivas, registaram uma redução de 71% no abandono escolar e um aumento de 15% no desempenho dos alunos.
Especialmente no ambiente da sala de aula, a relação professor-aluno constrói não só as bases da confiança e do respeito, mas também os elementos importantes de uma comunicação aberta. Os laços bem estabelecidos entre os professores e os alunos fazem com que estes aprendam mais e peçam ajuda mais facilmente. Por exemplo, os professores que têm uma relação estreita com os seus alunos referem geralmente taxas de participação mais elevadas e uma maior vontade de se envolverem ativamente nos debates na aula.
Os inquéritos, os comentários dos alunos e as métricas de desempenho são as formas através das quais as escolas podem monitorizar a eficácia das iniciativas relativas ao clima na sala de aula. A ferramenta dos inquéritos de clima, por exemplo, é o que determina a perceção de segurança e de pertença dos alunos, enquanto a procura de alterações na assiduidade e nas notas é uma fonte de dados quantitativos sobre o impacto destas iniciativas. Para além disso, através de uma análise regular dos dados, a escola será capaz de fazer as alterações necessárias para melhorar continuamente.