Técnicas de avaliação na sala de aula
As técnicas de avaliação na sala de aula (CAT) são vários métodos que os professores utilizam para recolher dados sobre a compreensão e a aprendizagem dos alunos. São uma parte crucial da orientação da instrução, encorajando os alunos a participarem ativamente na sua aprendizagem e ajudando-os a empenharem-se mais na aula.
O método Falar, Mudar, Ensinar é uma aplicação tecnológica centrada no aluno amplamente utilizada na sala de aula. Aqui, os alunos trabalham em pares, um parceiro faz uma pergunta sobre o tópico enquanto o outro parceiro explica a sua ideia sobre o assunto. As outras formas notáveis são o Brainstorming, o Procedimento de Pausa e o Buzz Group, que os alunos utilizam para construir uma linha de comunicação bidirecional enquanto os professores tornam as suas aulas mais interactivas. Uma outra técnica são os chamados Mapas Conceptuais, que os alunos utilizam para rever as revisões dos colegas e, mais tarde, as revisões dos colegas e os Bilhetes de Saída, para verificar a sua compreensão em tempo real. Estas são apenas algumas das fantásticas ferramentas de avaliação na sala de aula que os professores podem utilizar para ajudar os seus alunos a acompanhar o seu progresso.
A avaliação das técnicas de sala de aula dá aos professores um feedback direto sobre se os alunos compreenderam bem ou não, o que lhes permite fazer as correcções necessárias aos seus métodos de ensino. Por exemplo, se muitos alunos não conseguirem compreender um determinado conceito através da utilização de uma EAC, o professor pode alterar a forma de apresentação desse tópico utilizando estratégias diferentes e certificar-se de que todos os alunos compreendem a lição antes de prosseguir.
Uma vez que fornece aos educadores uma visão sobre a forma como a experiência de aprendizagem é observada na perspetiva dos alunos, o feedback dos alunos é uma componente fundamental das técnicas de avaliação da sala de aula. Por exemplo, através de inquéritos ou diários de reflexão, os alunos podem mostrar os seus sentimentos em relação às estratégias de ensino e ao material do curso. Isto, por sua vez, cria um ambiente de aprendizagem mais orientado para a equipa e promove a responsabilidade dos alunos na regulação da sua própria aprendizagem.
No e-learning, as C.A.T.s ou Técnicas de Avaliação em Sala de Aula podem ser aplicadas a ferramentas interactivas, como o feedback dos pares em fóruns de discussão, questionários para avaliações instantâneas e salas de discussão virtuais para a resolução de problemas em grupo. Os professores podem também utilizar sondagens ou inquéritos em linha para obter informações rápidas sobre a compreensão dos alunos, assegurando assim que a turma está continuamente empenhada e avaliada, mesmo num ambiente virtual.