Actividades de envolvimento cívico
As actividades de participação cívica referem-se às acções empreendidas por pessoas ou grupos para se envolverem nos aspectos políticos, sociais e comunitários da sua sociedade. Numerosas actividades, incluindo o voto, o voluntariado e a defesa de causas, são fundamentais para o desenvolvimento da participação comunitária, a promoção dos valores democráticos e a resolução de problemas sociais.
As acções de participação cívica podem consistir em votar nas eleições locais e nacionais, participar em actividades municipais, envolver-se em organizações sem fins lucrativos, ser membro de conselhos comunitários e fazer lobbying para a adaptação das políticas. A instrumentalidade destas acções na promoção dos cidadãos para se tornarem os responsáveis pelas mudanças nas suas comunidades e pelo processo de tomada de decisões é a principal.
A própria essência do envolvimento cívico reside na democracia participativa, na saúde da comunidade e no comportamento ético da sociedade. Quanto mais as pessoas participarem em actividades cívicas, mais poderão persuadir os decisores políticos a melhorar as suas decisões e políticas públicas, o que, por sua vez, garante uma maior responsabilização dos políticos.
Um indivíduo pode fazer parte do envolvimento cívico inscrevendo-se para votar, formando grupos de defesa locais, participando em projectos de serviço comunitário e assistindo a reuniões públicas. Também se pode promover a participação comunitária e criar um sentido de dever cívico entre os residentes, discutindo assuntos locais com os seus vizinhos.
As organizações fundamentais são as que incentivam e promovem os indivíduos a participarem no curso de participação cívica. Normalmente, as organizações lideram actividades como campanhas de recenseamento eleitoral, fóruns comunitários e campanhas educativas que visam aumentar a consciência da responsabilidade cívica e incentivar o público a participar ativamente na governação.