Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Fases de desenvolvimento da criança

Fases de desenvolvimento da criança

O termo designa os vários estados das crianças que crescem, incluindo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Cuidar destas fases é uma obrigação para os pais e prestadores de cuidados, para que possam ajudar a criança a crescer melhor e para que possam lidar com os marcos de desenvolvimento de uma forma correta.

Quais são as principais fases do desenvolvimento da criança?

A repartição das principais fases é a seguinte Infância (0-2 anos), primeira infância (2-6 anos), infância média (6-12 anos), adolescência (12-18 anos) e jovem adulto (18-24 anos). Estas fases específicas são determinadas por alguns dos passos únicos que se têm de dar, tais como a aprendizagem de línguas nas primeiras fases da vida e a adolescência como um período de formação da identidade de uma pessoa.

Como é que os pais podem apoiar o desenvolvimento dos seus filhos durante a fase da primeira infância?

As brincadeiras interactivas, a leitura em conjunto e a exploração de coisas com a criança são algumas das formas como os pais podem apoiar o desenvolvimento da criança durante os primeiros anos de vida. Actividades divertidas, como construir blocos ou brincar ao faz-de-conta, proporcionam oportunidades para o desenvolvimento de funções cognitivas e competências sociais. A criação de um ambiente seguro, com amor carinhoso e feedback positivo, é outro fator que proporciona uma elevada percentagem de desenvolvimento emocional.

Quais são alguns dos sinais de atrasos no desenvolvimento das crianças?

Não atingir as etapas adequadas à idade é um dos principais sinais de atrasos no desenvolvimento. Por exemplo, uma criança pode não utilizar frases simples aos 2 anos de idade, pode não estar envolvida na interação social com os seus pares ou pode não mostrar interesse nas brincadeiras que se passam à sua volta. Por exemplo, uma criança que não esteja a fazer nem mesmo as habilidades motoras básicas que deveria fazer, como gatinhar ou não andar até a idade, pode precisar de um exame de especialistas pediátricos.

Por que razão é importante para os educadores compreender as fases de desenvolvimento da criança?

Compreender os sectores de desenvolvimento de uma criança é uma obrigação para os professores, pois permite-lhes conceber as suas abordagens pedagógicas que podem ser adequadas às necessidades de desenvolvimento dos alunos. Por exemplo, saber que as crianças entre os 3 e os 6 anos desenvolvem a aprendizagem através de jogos significa, em primeiro lugar, que os professores podem ser inventivos e criar jogos de modelagem para promover o desenvolvimento cognitivo e social, o que criaria um bom clima de aprendizagem.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now