Criação de carácter
A construção do carácter é o processo através do qual uma pessoa desenvolve e reforça as suas qualidades morais e éticas, como a integridade, a empatia e a resiliência. Trata-se de uma fase muito importante no processo de crescimento individual e nas relações interpessoais, uma vez que a construção do carácter é um fator importante para determinar a forma como as pessoas lidam com o mundo exterior e gerem os seus problemas.
As caraterísticas fundamentais da construção de um carácter consistem no reconhecimento de si próprio, na moral do certo e do errado e no desenvolvimento de virtudes como a honestidade, o respeito e a responsabilidade. Por exemplo, a auto-aceitação permite que as pessoas compreendam os seus trunfos e défices, a bondade intrínseca e, por conseguinte, a moralidade é a base IA da formação para a vida ética dos estudantes no que diz respeito à defesa da atualização das virtudes. É possível incorporar virtudes de primeira linha sendo persistente no confronto com cenários da vida real.
Os pais e os professores são bem sucedidos no processo de desenvolvimento do carácter de uma criança, sendo os primeiros a agir de forma positiva, conversando abertamente sobre valores e dando a oportunidade de participar em actividades de caridade. Para ilustrar, os pais podem demonstrar honestidade nas suas relações diárias, as escolas podem utilizar cursos de educação do carácter que incluam o envolvimento dos alunos em projectos de serviço, desenvolvendo assim a empatia e a responsabilidade social.
Os encontros/ são as formas de aprendizagem que nos dão lições práticas que alteram as nossas crenças e comportamentos. Por outro lado, as experiências negativas, como a superação de um erro ou a vivência de dificuldades, podem ajudar a desenvolver a resiliência e a determinação. Por exemplo, um aluno que tenha dificuldades numa determinada disciplina pode compreender a importância de ser persistente e de pedir ajuda, o que, por sua vez, é um grande contributo para o seu crescimento pessoal.
O desenvolvimento do carácter também pode ser avaliado com a ajuda de diferentes testes que medem os traços de um indivíduo, como a empatia, a resiliência e a tomada de decisões éticas. Inquéritos de autorreflexão, formulários de avaliação dos pares e observações comportamentais são alguns dos instrumentos que podem ser utilizados para descobrir os pontos fortes e as áreas de crescimento do carácter de um indivíduo. Por exemplo, uma escola pós-secundária pode aplicar uma rubrica para avaliar o envolvimento dos alunos nos projectos de equipa, o que, por sua vez, indicaria a sua cooperação e respeito pelos membros da equipa.