Actividades de categorização
As operações de categorização são actividades regulares que tratam da recolha de itens, conceitos ou informações com base em caraterísticas ou critérios comuns. São essenciais para o crescimento do conhecimento, para uma melhor organização e para a tomada de decisões em áreas como a educação, a gestão de dados e a investigação psicológica.
Exemplos de tarefas de categorização consistem em ordenar animais em grupos como mamíferos, répteis e aves; classificar livros por género numa biblioteca; ou organizar ficheiros de computador por tipo de projeto. Estas actividades são úteis para pessoas e organizações para as ajudar a estruturar a informação e, assim, facilitar a sua recuperação ou análise.
A categorização da informação é uma ferramenta pedagógica poderosa, pois ajuda os alunos a estruturar e organizar o conhecimento de uma forma lógica, o que, por sua vez, promove a compreensão e a recuperação desse conhecimento. Por exemplo, um aluno pode classificar acontecimentos históricos em termos da época em que ocorreram, ajudando-o assim a ver as ligações entre causas e efeitos e a evolução da história.
Os sistemas robóticos são os que libertam completamente os operadores da maior parte das suas responsabilidades. Também são as formas como os sistemas robóticos autónomos aumentam a produtividade nas fábricas. Por exemplo, os braços robóticos que podem montar componentes sem necessidade de supervisão e a capacidade de se deslocarem de forma autónoma no espaço são exemplos de robôs.
Decidir sobre actividades que envolvem a categorização de diferentes itens é, na verdade, uma grande ajuda para desenvolver a capacidade de uma pessoa e também para tomar as decisões certas. Por exemplo, se os decisores agruparem as suas opções com base em semelhanças, podem facilmente ver as diferenças, decidir sobre os possíveis riscos e descobrir qual é a melhor opção. Um exemplo claro seria uma forma de escolher economicamente oportunidades de investimento por categorização do nível de risco.