Exploração de carreira
A exploração de carreira é o ato reflexivo de pesquisar e avaliar vários tipos de profissões, a fim de descobrir as competências, qualificações e deveres necessários. Este método é prioritário quando se trata de tomar decisões informadas relacionadas com os estudos e os percursos profissionais e, por sua vez, fundamenta a felicidade e a satisfação no trabalho.
O Major. Os principais passos</span> na exploração de carreiras são: autoavaliação, pesquisa de carreiras potenciais, estabelecimento de contactos com profissionais dessas áreas, aquisição de experiência prática através de estágios ou trabalho voluntário e definição de objectivos de carreira. Por exemplo, uma pessoa pode começar por identificar os seus pontos fortes e interesses e, em seguida, explorar carreiras que correspondam a esses atributos, como as tecnologias da informação ou os cuidados de saúde.
Uma forma de descobrir os seus pontos fortes e interesses é através da realização de testes de autoavaliação, por exemplo, o Myers-Briggs Type Indicator ou o Strong Interest Inventory, que lhe podem dar a possibilidade de ver vários aspectos da sua personalidade e preferências. Para além disso, pode também pensar em momentos do passado em que se divertiu, nos seus passatempos favoritos e em cursos que queira frequentar, de modo a descobrir aquilo em que é bom e o que pode implicar uma futura carreira.
Alguns dos recursos que podem ser utilizados para a exploração de carreiras são o O*NET e o Bureau of Labor Statistics, que são as plataformas em linha que fornecem toda a informação. Pode obter informações específicas sobre uma carreira, incluindo salários, descrições de funções e perspectivas. Os serviços de orientação profissional prestados por várias instituições de ensino e organizações comunitárias também podem oferecer ajuda e assistência personalizadas na investigação de diversos percursos profissionais.
Como ferramenta para explorar carreiras, o netorking é muito importante, uma vez que proporciona oportunidades para as pessoas falarem diretamente com os profissionais dos sectores em que estão mais interessados. Além disso, o cultivo de relações e a descoberta do chamado mercado de trabalho oculto podem ser conseguidos através da participação em entrevistas informativas e em eventos do sector, alargando assim a perspetiva sobre a esfera da carreira e as vias possíveis.