Actividades de Simulação Empresarial
As simulações empresariais virtuais são, provavelmente, simulações dinâmicas que permitem aos participantes viver experiências empresariais reais. O seu papel fundamental no desenvolvimento de uma inteligência emocional mais elevada deve-se ao facto de se moldarem para se tornarem no topo do grupo ou do projeto. Estas simulações são perfeitas para programas de ensino e formação em empresas.
As actividades de simulação empresarial trazem uma série de benefícios, tais como a aquisição de competências de tomada de decisão superiores, a promoção de uma compreensão mais profunda do ambiente empresarial e o fornecimento de uma plataforma para a aplicação prática de conhecimentos teóricos. Por exemplo, os concorrentes podem experimentar diferentes estratégias de marketing numa disposição pré-definida, o que lhes permite avaliar as ramificações das suas selecções editorialmente, sem os encargos monetários que teriam se tivessem tomado essas decisões no mercado real.
A aprendizagem experimental, como as simulações empresariais, é prática e completamente diferente dos métodos de aprendizagem tradicionais, como o modelo de sala de aula, em que os alunos são passivos na aprendizagem. Ao contrário das aulas teóricas ou dos livros, as simulações são activas e os alunos têm a oportunidade de explorar as suas estratégias, ver os resultados e obter as suas reservas de respostas, o que, por sua vez, faz com que o conhecimento se fixe melhor. Uma simulação de marketing permite que as equipas introduzam produtos virtuais em linha e depois ajustem os seus métodos de acordo com o que as outras empresas estão a fazer.
As funções de simulação empresarial são geralmente utilizadas em escolas, programas de formação empresarial e programas de desenvolvimento de competências para gestores e líderes de equipas. Nas universidades, são um complemento prático aos cursos de gestão, enquanto as empresas as utilizam para formação em áreas como a gestão de projectos e o trabalho em equipa. Uma ilustração disto é quando uma empresa pode utilizar uma simulação empresarial para preparar o seu pessoal de vendas para as flutuações do mercado, bem como para as interações com os clientes.
Através de exercícios de simulação empresarial, os participantes podem cultivar uma série de competências, como o pensamento analítico, o planeamento estratégico, o trabalho em equipa e a comunicação. A maior parte das actividades exige que os indivíduos interpretem os dados, trabalhem em conjunto com a equipa para definir as estratégias e apresentem os resultados, desenvolvendo assim competências transversais e competências técnicas. Por exemplo, uma simulação pode incluir uma equipa multifuncional que trabalha em conjunto para resolver um problema da cadeia de abastecimento, promovendo assim o trabalho em equipa e o pensamento crítico.