Parcerias entre as empresas e a educação
As Parcerias Empresa-Educação são relações de colaboração entre instituições de ensino e empresas com o objetivo de melhorar os resultados educativos e a preparação da força de trabalho. Estas parcerias são importantes porque criam oportunidades para os estudantes adquirirem experiência no mundo real, alinham o currículo com as necessidades da indústria e promovem a inovação e o crescimento económico.
As principais vantagens das parcerias entre as empresas e a educação são os alunos envolvidos, que são mais activos, os resultados da aprendizagem, a preparação da força de trabalho e os recursos adicionais das instituições de ensino. Por exemplo, as empresas podem organizar tutorias e estágios através dos quais os estudantes podem praticar os conhecimentos teóricos em contextos reais, enquanto as escolas, em contrapartida, podem conceber cursos de acordo com as exigências das indústrias locais.
A colaboração entre escolas e empresas pode ser mais eficiente se tiver objectivos bem definidos, uma comunicação transparente e desenvolver programas organizados com componentes como estágios, job shadowing e palestras de convidados. Um exemplo perfeito disto é uma empresa de tecnologia local entrar em contacto com uma escola secundária com o objetivo de realizar bootcamps de programação para as crianças, permitindo-lhes assim ganhar maturidade na área, enquanto a empresa terá a oportunidade de apresentar novos profissionais preparados, entre outros.
A colaboração das partes interessadas da comunidade, tais como as autoridades municipais, as organizações não governamentais e os colégios e universidades, é vital para a implementação de Parcerias Empresa-Educação, uma vez que fornecem o apoio, os recursos e as oportunidades de trabalho em rede necessários. Estas organizações podem ajudar as escolas e as empresas a estabelecerem contactos entre si, a defenderem políticas que promovam essas parcerias e também a atraírem recursos financeiros para projectos conjuntos, o que, por sua vez, aumenta o impacto global na comunidade.
As parcerias entre as empresas e o ensino que são apresentadas como exemplos de sucesso são a parceria entre a IBM e muitas universidades onde são ministrados programas de formação em ciência dos dados, bem como as empresas transformadoras locais e os colégios comunitários que trabalham em conjunto para dar ênfase à procura de competências específicas e para construir o programa de formação da força de trabalho necessária. Através destas iniciativas, juntamente com os programas de formação que as empresas organizam, os estudantes ficarão equipados com o conjunto de competências de que necessitam para as vagas de emprego disponíveis, enquanto as empresas poderão preencher a lacuna de competências na sua força de trabalho.