Currículo de Prevenção do Bullying
Um Currículo de Prevenção do Bullying é um programa estruturado concebido para educar os alunos, professores e pais sobre a natureza do bullying, os seus efeitos e as estratégias para o prevenir. Enfatiza a empatia, o respeito e a criação de um ambiente escolar seguro, promovendo assim uma comunidade que desencoraja ativamente os comportamentos de bullying.
Os elementos típicos de um Currículo de Prevenção do Bullying são os seguintes: consciencialização e compreensão do bullying, estratégias de intervenção e um clima escolar positivo. Por exemplo, estes currículos incluem frequentemente módulos para identificar os diferentes tipos de bullying, actos experimentais para praticar contramedidas e envolvimento em actividades que promovem a empatia entre os alunos.
O currículo de prevenção do bullying pode ser levado a cabo com sucesso se os professores tiverem formação, se o currículo for incluído nos planos de aulas existentes e se os pais e a comunidade estiverem envolvidos. As escolas podem demonstrar o seu empenhamento através da realização de seminários, do lançamento de clubes anti-bullying e da criação de procedimentos fáceis de denúncia, de modo a garantir que todos os intervenientes estejam ativamente envolvidos e que o programa seja integrado na cultura da escola.
Os alunos são importantes contribuintes para o Currículo de Prevenção do Bullying, uma vez que assumem um papel ativo na implementação de um ambiente seguro. Podem envolver-se em debates entre pares, participar em campanhas de sensibilização e assumir o papel de defensores da "intervenção dos espectadores", através dos quais receberão formação sobre como apoiar os seus colegas e informar corretamente sobre a ação do bullying, ficando assim habilitados a fazer parte da solução.
A discussão em grupo de alguns aspectos das experiências pessoais de cada um com o bullying, a prática de competências de comunicação na representação de cenários de bullying, o pensamento criativo, tal como a conceção de cartazes para ilustrar a compreensão dos alunos sobre a bondade e o respeito, etc., são exemplos de actividades do Currículo de Prevenção do Bullying. Actividades deste tipo não só promovem a compreensão, como também fomentam a colaboração e instalam capacidades de resolução de problemas.