Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Desenvolver competências de investigação

Desenvolver competências de investigação

Desenvolver competências de investigação é sinónimo de aprender a capacidade de procurar, avaliar e utilizar corretamente todos os tipos de informação de diferentes fontes. Estas competências são a chave para um bom desempenho académico, para a tomada de decisões acertadas e para a busca plena do conhecimento, ajudando as pessoas a criticar e a utilizar racional e facilmente a enorme quantidade de dados disponíveis.

Quais são os principais componentes de competências de investigação eficazes?

As técnicas de investigação eficientes representam uma ampla combinação dos mecanismos básicos: encontrar materiais credíveis, colocar questões de investigação, realizar explorações aprofundadas e combinar ideias. Por exemplo, um aprendente que esteja a escrever um artigo de investigação deve, em primeiro lugar, ser capaz de determinar revistas académicas e fontes de livros fiáveis, especificar a informação exacta de que necessita, procurar bases de dados adequadas e, subsequentemente, terá de analisar e formular ideias utilizando factos relacionados com esse domínio específico para afirmar o seu ponto de vista.

Como é que se pode melhorar as competências de investigação?

A melhoria das competências de investigação é possível através da aplicação prática e da utilização de diferentes recursos. Uma das formas de melhorar as competências de investigação é através de acções como a formação formal em metodologia de investigação, a participação em workshops e a prática com bases de dados académicas como o JSTOR ou o Google Scholar. Isto para além de praticar a investigação em linha com a ajuda de bases de dados académicas como o Google Scholar ou o JSTOR. Outra forma de fazer avançar os procedimentos é assistir aos projectos de investigação que não obtêm financiamento e dar ao autor a oportunidade de fazer perguntas. Além disso, a comunicação ativa com professores e estudantes [académicos] promove a troca de feedback e, consequentemente, o conhecimento das competências a trabalhar para ser um melhor investigador.

Que papel desempenha a tecnologia nas competências de investigação?

Ao implementar uma vasta gama de recursos e ferramentas digitais, a tecnologia é capaz de fazer avançar muito as competências de investigação. As bases de dados em linha, os livros electrónicos e os motores de pesquisa não só tornam a pesquisa de informação mais rápida, como também mais extensa para os utilizadores. Por exemplo, os gestores de citações (por exemplo, Zotero ou EndNote) são os dispositivos que organizam os materiais de investigação e preparam corretamente os formatos das citações, o que constitui um processo de grande apoio à investigação.

Como é que o pensamento crítico pode influenciar as competências de investigação?

O pensamento crítico é uma competência fundamental para uma boa investigação porque permite determinar se as fontes de dados são fiáveis e relevantes. A falta de dados e os enviesamentos podem ser evitados se os investigadores questionarem a credibilidade da informação e tiverem em conta os diversos pontos de vista. Por exemplo, durante um estudo sobre as alterações climáticas, o investigador avaliou criticamente os factores que motivaram diferentes estudos, a fim de chegar a uma conclusão mais imparcial.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now