Criar parcerias com os pais
A construção de uma parceria entre pais e filhos é, de facto, a colaboração entre os educadores e as famílias que tem como objetivo apoiar a aprendizagem e o bem-estar das crianças. A construção de relações comunicativas entre educadores e famílias é também o processo de construção de confiança, a responsabilidade partilhada pelo sucesso dos alunos e, portanto, o resultado direto deste processo é a melhoria real dos resultados de aprendizagem dos alunos.
A importância das parcerias com os pais aumenta devido ao facto de multiplicarem os resultados dos alunos, criarem comportamentos positivos e aumentarem a participação dos pais nos eventos escolares. A título de exemplo, quando os pais se preocupam com os estudos dos filhos, promovem-nos em casa, o que provoca um aumento do desempenho escolar dos filhos.
Métodos práticos para motivar os pais podem ser a organização de seminários informativos que lhes dêem formação sobre o currículo, convidando-os a participar numa variedade de tarefas nas aulas dos seus filhos e enviando boletins informativos ou outras plataformas digitais para os manter actualizados sobre as actividades escolares. Por exemplo, uma escola pode programar uma noite de literacia familiar em que os pais aprendem diferentes estratégias sobre como ajudar os filhos a ler em casa.
As escolas podem enfrentar os obstáculos ao envolvimento dos pais, identificando dificuldades específicas como as diferenças linguísticas, os horários de trabalho ou a ausência de transporte. A disponibilização de horários flexíveis para as reuniões, de serviços de tradução e de participação virtual pode contribuir eficazmente para a participação dos pais. Por exemplo, uma escola pode realizar as reuniões em linha para se adaptar aos pais que trabalham.
A comunicação é, de facto, crucial na formação de alianças com os pais. É o meio para esclarecer tudo e permitir o desenvolvimento da confiança. As escolas podem enviar notificações regulares sobre o desenvolvimento dos alunos, eventos escolares e recursos através de diferentes formas, como telefonemas, e-mails ou redes sociais. Um bom exemplo disso é o caso de uma escola que envia e-mails semanais para fornecer as informações necessárias aos pais e, assim, estimular o seu envolvimento.